Modelos da Renault e DS são eleitos os mais bonitos de 2021
Prêmio que elegeu a beleza dos automóveis do ano passado premiou Ferrari, mas teve domínio de fabricantes francesas
O Festival Automobile International é a grande festa para premiar o que teve de melhor no design automotivo, ocorrendo anualmente em Paris. Para os modelos de 2021, um júri composto por 12 especialistas se reuniu no dia 6 de dezembro para eleger os vencedores de 14 categorias para o que acabou. A premiação aconteceu na última semana de janeiro.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Na categoria de “supercarro mais bonito”, exclusiva para veículos que custam mais de 60.000 euros (cerca de R$ 356.000), o vencedor foi a Ferrari Daytona SP3. Baseado na LaFerrari, a SP3 homenageia um grande feito da marca: ter conquistado todos os lugares do pódio nas 24 horas de Daytona.
Além do motor V12 de 6,5 litros e 804 cv, a Daytona empresta da LaFerrari o formato da carroceria. Mas não é só isso: o esportivo também tem elementos de outros modelos da marca, como as entradas de ar embutidas nas portas que vêm da Ferrari 512 S.
No geral, todo o design foi pensado para melhorar a aerodinâmica, com entradas que canalizam o ar para os lugares certos. Tudo isso remetendo aos modelos que correram na década de 60, um período áureo da Ferrari nas competições.
França lidera prêmios
Os franceses foram o principal destaque nesta edição. Começando pela Peugeot, que recebeu o prêmio de hipercarro mais bonito com o 9X8. O modelo é exclusivo para competições e vai correr no Mundial de Endurance da FIA esse ano.
A ousadia no projeto, provavelmente, foi o que conquistou os jurados. Sem uma asa traseira, característica presente em praticamente todos os carros de corrida, a divisão esportiva da Peugeot explica que a aerodinâmica do 9X8 é tão eficiente que dispensa o equipamento. O interior também é único e segue o conceito i-cockpit criado pela marca francesa.
O “notavelmente imponente” DS 4 foi escolhido pelo júri como veículo mais bonito na categoria para carros que custam menos de 60.000 euros, rendendo o troféu para a marca da Stellantis. Custando aproximadamente 25.350 euros (cerca de R$ 150.300), o SUV concorre diretamente com BMW X1 e Mercedes GLA.
“A forma é única no segmento com proporções até então inéditas. A linha é atlética, muito musculosa, compacta e assentada em rodas muito grandes. Acaba sendo aerodinâmica, eficiente e carismática ao mesmo tempo.”, descreve Thierry Metroz, diretor de design da DS.
Ano passado, o protótipo do DS 4 já havia ganhado o prêmio na categoria dos conceitos, que passou para as mãos da Renault. No pleito de carro-conceito mais bonito, o público elegeu a releitura do Renault 5 como grande vencedor. Essa é a primeira vez que o ganhador da categoria é eleito pelo voto popular.
O simpático hatch elétrico tem visual retrô, baseado no clássico modelo dos anos 70 e 80. Recentemente, Renault, Nissan e Mitsubishi anunciaram que criarão 35 modelos elétricos baseados nas mesmas plataformas — o Renault 5 provavelmente será um deles.
Por fim, a marca francesa também recebeu uma menção honrosa Mention Spéciale, como é chamado pela organização) por seu SUITE N°4. A honraria é concedida para uma marca, empresa ou projeto que tenha conquistado a atenção dos jurados.
O SUITE N°4 foi criado para celebrar o 60º aniversário do Renault 4. O projeto contou com a parceria do designer francês, Mathieu Lehanneur e se inspira em uma suíte de hotel para criar um pequeno cômodo no compartimento traseiro do veículo.