MobizapSP: prefeitura de SP cria aplicativo para concorrer com Uber e 99
A intenção do aplicativo é oferecer melhor remuneração e segurança, tanto para o motorista quanto para o passageiro
A Prefeitura de São Paulo quer entrar na briga com os aplicativos de transporte como Uber e 99. Foi lançado nesta quinta-feira o aplicativo MobizapSP, que promete cobrar menos dos motoristas e dos passageiros e usará a estrutura da CET para vistoriar os carros.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paul, Ricardo Teixeira, a taxa cobrada dos motoristas será de 10,95% sobre o valor da corrida.
Essa taxa é um motivo constante de reclamação por parte dos motoristas dos outros aplicativos. A 99 cobra 19,99% por semana ao motorista que completar 10 corridas, no mínimo. Já a taxa da Uber varia por distância e tempo da viagem, porém vai de 1% a 40% do valor total.
O vereador Marlon Luz (MDB-SP) afirmou que durante a ‘CPI dos Aplicativos’ que tanto os passageiros, quanto os motoristas estão insatisfeitos com as condições de segurança e de remuneração oferecidas pelos aplicativos. E reforça que a entrada do aplicativo é para reforçar a concorrência entre eles.
Após investigações da CPI, foi concluído que é necessário revisar a regulamentação dos serviços de transporte de passageiros e os de entregas na cidade, oferecendo melhores condições trabalhistas e leis de seguridade social para essa categoria. O vereador acrescentou que até então não há previsão de convênio com locadoras de carros.
A empresa que cuidará do aplicativo é a Consulix Tecnologia, que ofereceu a taxa mais baixa de cobrança aos motoristas na licitação da CPI. Enquanto isso, a CET fará o monitoramento dos carros do app.
Os motoristas e passageiros passam por verificações de segurança pelo aplicativo. Além disso, ele oferece um “botão de pânico” para o passageiro ou motorista acionarem em situações de perigo, avisando a central da Polícia Militar e uma viatura próxima para averiguar a situação.
O MobizapSP também não prevê tarifas dinâmicas que aumentam o valor dependendo da demanda do local. As formas de pagamento serão por cartão de crédito, débito, dinheiro e créditos pré-pagos do aplicativo através de pix.
Até o momento o aplicativo não tem data de lançamento por depender de uma base mínima de 10.000 motoristas cadastrados. Esse cadastro já pode ser feito no site mobizapsp.com.br.
Toyota Hiace aposta em boa fama e ‘DNA da Hilux’ para superar vans consagradas
Especial seguro daqui pra frente
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
KIA SPORTAGE – Bem necessário
Fabricante chinesa cria seu próprio Rolls-Royce elétrico após copiar a Bugatti