Mitsubishi Xforce HEV faz 24 km/l e tem porte do Toyota Yaris Cross
Rival do novo SUV da Toyota, o Mitsubishi Xforce acaba de receber versão híbrida que cairia como uma luva no Brasil

Lançado na Tailândia há dois anos, o Mitsubishi Xforce é um SUV compacto posicionado abaixo do ASX ou do Eclipse Cross. Agora, para disputar mercado, principalmente, com o Toyota Yaris Cross, a Mitsubishi anunciou o lançamento de uma versão híbrida plena (HEV) do Xforce.
A nova variante compartilha a mecânica com o Xpander HEV, uma minivan de sete lugares. Portanto, o SUV utiliza o motor 1.6 aspirado e um motor elétrico, que por sua vez é alimentado por uma bateria de alta voltagem.

Segundo a marca, o Mitsubishi Xforce terá especificações próprias, até por ser menor e mais leve. No Xpander, o motor a combustão gera 95 cv, enquanto o elétrico gera 116 cv. A potência combinada não é divulgada pela montadora japonesa.
O SUV também tem um novo sistema dentro do câmbio que permite que o motor elétrico se desconecte do eixo de transmissão em altas velocidades para reduzir a perda de energia – isso evita que o motor a combustão, que é o principal em alta velocidade, seja penalizado pelo arrasto do motor elétrico. Em compensação, o motor elétrico pode melhorar os ruídos internos na estrada e em altas acelerações.

Assim como todos os híbridos não recarregáveis, o Xforce é equipado com sistema de frenagem regenerativo. O Mitsubishi Xforce HEV terá consumo combustível na casa dos 24 km/l.
O visual é o mesmo do Xforce a combustão, muito semelhante a alguns Volvo, principalmente na traseira. O restante mantém a linguagem visual da Mitsubishi já conhecido, com carroceria larga e imponente. Os faróis são full led, assim como as lanternas traseiras. Além disso, as rodas de 18 polegadas são inéditas e exclusivas da versão HEV.
A cabine também compartilha elementos das versões a gasolina do Xforce, como a central multimídia de 12,3″, quadro de instrumentos digital de 8″, sistema de som Yamaha, carregador de celular por indução, freio de mão eletrônico e mais.

No quesito segurança, o SUV vem de série com quase todos os sistemas ADAS disponíveis, incluindo frenagem autônoma de emergência, assistente de mudança de faixa, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado e piloto automático adaptativo. Há ainda faróis automáticos, seis airbags, câmera de ré e sensores de estacionamentos dianteiros e traseiros.
O Mitsubishi Xforce HEV já está disponível no mercado tailandês. Ainda não se sabe quais outros mercados poderão receber unidades do SUV. No entanto, o Mitsubishi Xforce tem lançamento no Brasil – com direito a produção nacional – esperado para os próximos anos.