Mitsubishi vai fechar fábrica de motores em Goiás, mas pode trazer novos carros
Motor 2.4 da antiga L200 sairá de linha por não atender as demandas do PL8, mas a HPE já estaria negociando a chegada de novos modelos

A HPE Automotores confirmou que fechará sua fábrica de motores em Catalão, em Goiás. A unidade era responsável pela montagem do motor 2.4 turbodiesel da Mitsubishi L200 Triton, que sai de linha neste fim de ano. A notícia vem do site Auto Segredos, que confirma também que o motivo da não nacionalização dos motores é por conta do Programa Proconve L8.
Desse modo, todas as versões da geração anterior da picape sairão de linha. A Mitsubishi ainda venderá as unidades remanescentes ao longo de 2025.
A nova geração da picape média, chamada de Mitsubishi Triton, já foi lançada e também está sendo montada em Catalão, mas seu motor 2.4 é um biturbo a diesel importado pronto.

Em comunicado enviado ao Auto Segredos, a HPE confirmou que, apesar do fechamento, nenhum funcionário será demitido e que todos serão “realocados internamente para outras áreas”.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMCAT), Carlos Albino, confirma o que foi dito pela empresa. Em vídeo postado no perfil oficial do Instagram do SIMCAT, o presidente disse ter negociado a estabilidade dos trabalhadores até 30 de abril de 2025.

Albino também afirma estar tranquilo em relação ao futuro dos empregados e explica que, para que a HPE Automotores desenvolvesse o novo motor 2.4 biturbo diesel — esse de acordo com o PL8 — precisaria de pelo menos dois anos. “A prioridade era lançar logo a caminhonete (Triton) para trazer novos produtos”.

Ele também confirma que a empresa está em negociação com a matriz japonesa da Mitsubishi para produzir dois novos carros no Brasil. “A esperança que nós temos é que com a chegada desses novos modelos, a fábrica [de motores] possa ser reaberta”, diz Albino.