Com uma longa história nos ralis, a Mitsubishi está completando 30 anos participando nesta categoria do automobilismo. Para comemorar a data no Brasil, a fabricante decidiu lançar uma versão especial do Eclipse Cross chamada Motorsports, limitada a 100 unidades.
A edição especial custa R$ 228.990, preço que normalmente o colocaria entre as versões HPE e HPE -S, se não fosse pelo desconto constante que a Mitsubishi oferece. Considerando as reduções do resto da linha, o Eclipse Cross Motorsports chega como a opção mais cara do portfólio do SUV.
É baseado na versão HPE-S S-AWC, o topo de linha normal do utilitário, atualmente vendido por R$ 219.990 com descontos (ou R$ 224.990 na edição especial Sport). Assim, vem com todos os equipamentos disponíveis para o SUV.
Conta com faróis de led com iluminação diurna, faróis de neblina, espelhos laterais elétricos na cor do veículo e desembaçador, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, head-up display, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, paddle shifters, câmera de ré, sete airbags, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chuva, sensor crepuscular e mais.
Ainda conta com um pacote ADAS, com controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída de faixa.
O que diferencia esta versão é o design, que foi criado após uma votação online, na qual os participantes escolheram diversas combinações como cor da carroceria e detalhes internos. O resultado é um SUV pintado na cor cinza Concrete Spot (sem nenhuma surpresa) e com acabamentos em preto fosco nos para-choques e molduras das caixas de roda. O interior adota acabamentos em preto brilhante e uma placa exclusiva no painel.
Para ter um desempenho melhor na terra, recebeu pneus ATR 225/55 R18 para as rodas de liga leve de 18”. Esta versão conta com o sistema de tração 4×4 S-AWC da Mitsubishi, enviando os 165 cv e 25,5 kgfm gerados pelo motor 1.5 turbo a gasolina para as quatro rodas através da transmissão automática do tipo CVT com oito marchas simuladas.