A Mitsubishi revelou seu novo conceito no Salão do Automóvel das Filipinas, o DST Concept. A montadora não divulgou muito sobre suas especificações ou o significado do seu nome — mas com certeza não é isso que você pensou — porém a versão de produção está marcada para estrear já em 2025.
Ao que tudo indica, o DST será exclusivo para o mercado asiático. Com três fileiras, ele será uma opção maior que o Xforce, outro modelo exclusivo da Ásia, ficando abaixo do Pajero Sport e do Xpander Cross por lá.
Seu visual segue à risca a linguagem visual atual da Mitsubishi batizada de “Gravitas & Dynamism”. Os DRLs finos na parte superior lembram o de modelos como o do Pajero Sport e do Eclipse Cross, porém no DST eles tem formato de L. Mais abaixo, há um nicho com luzes verticais, que provavelmente darão lugar aos faróis principais, como ocorre em outros Mitsubishi.
Tudo isso combinado com uma carroceria mais quadrada, bem tradicional dos SUVs. Já a traseira é bem simples, deixando todo o destaque para as grandes lanternas e o para-choque elevado.
As imagens conceituais também mostram um pouco do interior. O acabamento combina marrom com detalhes em branco utilizando materiais que aparentam ser de qualidade, como o couro. As telas tem um bom tamanho e são integradas, logo abaixo há botões sensíveis ao toque para o ar-condicionado. Na segunda fileira, o SUV tem bandejas atrás dos bancos dianteiros e uma tela dedicada no centro, porém não há como garantir que todos esses itens estarão na versão de produção.
Já o console central tem um seletor giratório, possivelmente para os modos de construção. Serão cinco ao todo: Normal, Asfalto, Cascalho, Lama e Molhado. Toda a capacidade off-road do DST ficará por conta desses modos, uma vez que a Mitsubishi confirmou que ele terá apenas tração dianteira. Outro detalhe adiantado ela montadora é que a seu chassi será monobloco.
Porém, sobre a motorização a montadora não abriu o jogo. Entre as possibilidades está o trem de força do ‘irmão menor’ Xforce, composto pelo motor 1.5 de 105 cv e câmbio CVT. Talvez seja um pouco fraco para o DST, afinal, ele está uma categoria acima.
Mas talvez acertar no motor nem seja o maior desafio da Mitsubishi. O difícil será fazer seu SUV emplacar em um segmento onde a concorrência é grande e com um volume grande de veículos. Como eles resolverão isso devemos descobrir em breve quando mais informações forem divulgadas.