Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mini Countryman fica maior e ganha versão híbrida

Segunda geração do modelo será apresentada em Los Angeles com visual e mecânica totalmente renovados

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h53 - Publicado em 26 out 2016, 11h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se a primeira geração do Mini Countryman já rompia com inúmeras tradições da marca, a segunda vai além: o utilitário esportivo ficou (ainda) maior, ganhou estilo próprio e uma inédita configuração híbrida. A primeira aparição pública do modelo acontecerá em novembro, durante o Salão de Los Angeles, com o início de vendas previsto para meados de 2017 na Europa. Fabricado no Brasil, o modelo atual é apontado como “indisponível” no site local da Mini, indicando que não deve demorar a chegar por aqui.

    Intencional ou não, o novo Countryman se distanciou visualmente dos demais Mini. A dianteira ficou mais alta e deixou de lado os típicos faróis redondos para adotar peças de formato oval, enquanto o para-choque passou a ter aberturas maiores e uma faixa em preto brilhante ao centro. Na traseira, com aparência mais poluída em relação à geração anterior, as lanternas ficaram mais estreitas e o para-choque repete a faixa horizontal em preto da dianteira.

    Continua após a publicidade
    Mini Countryman
    O utilitário ficou 20 cv maior no comprimento e agora pode levar 450 l de bagagem no porta-malas ()

    Ele cresceu 20 cm no comprimento, 3 cm na largura e 7,5 cm na distância entre-eixos. O porta-malas passou de 350 para 450 litros, com possibilidade de chegar a até 1.309 com os bancos traseiros rebatidos.

    A quebra de tradições visuais fica ainda mais evidente no interior do utilitário compacto. Apesar de manter o clássico mostrador central, as saídas de ar ficaram retangulares (com cantos arredondados). Os materiais e as texturas utilizados variam de acordo com as versões, mas todas devem ter os diversos pontos de luz espalhados pela cabine. A central multimídia passou a ser representada por uma tela sensível ao toque de 8,8 polegadas e tem conectividade com dispositivos Apple.

    Continua após a publicidade
    Mini Countryman
    Interior mantém visor central, mas abandona as saídas de ar redondas ()

    No conjunto mecânico, mais novidades. O Countryman agora tem as mesmas motorizações do hatch, ou seja: 1.5 turbo de três cilindros (gasolina) de 136 cv e 22,4 mkgf; 2.0 turbo (gasolina) de 192 cv e 28,6 mkgf; 2.0 turbo (diesel) de 150 cv e 33,7 mkgf; 2.0 turbo (diesel) de 190 cv e 40,8 mkgf. Em um futuro próximo, a versão esportiva John Cooper Works será apresentada com um 2.0 turbo de 231 cv.

    Mini Countryman
    Versão híbrida plug-in é novidade ()
    Continua após a publicidade

    Para todas as versões a gasolina e a mais barata a diesel, o câmbio padrão é manual de seis marchas. O topo de linha, a diesel, tem um automático de oito marchas, disponível como opcional para o Countryman a gasolina mais caro e para o diesel mais barato. Para a configuração de entrada, equipada com o motor 1.5 turbo, a transmissão automática de seis marchas é opcional. A tração pode variar entre dianteira e integral.

    Destaque para a (até então), inédita versão híbrida plug-in do Countryman. O eixo dianteiro é empurrado pelo motor 1.5 turbo a gasolina, associado a um câmbio automático de seis marchas, enquanto o traseiro conta com a ajuda de um motor elétrico com 88 cv. No total, são 224 cv de potência e 39,3 mkgf de torque.

    Mini Countryman
    No detalhe, tomada de recarga do motor elétrico da configuração híbrida ()

    As baterias do utilitário híbrido são completamente recarregadas em três horas e quinze minutos em uma tomada de 240V. O veículo traz três modos de condução: Save Battery, (movido apenas com motor a combustão), Max eDrive (totalmente elétrico para velocidades até 124 km/h) e Auto eDrive (totalmente elétrico a até 89 km/h). Na melhor condição, a autonomia no modo 100% elétrico pode chegar a 39 quilômetros.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.