Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mini abandona o câmbio manual e planeja esportivos elétricos

Com foco na eletrificação, Mini deixará de lançar carros a gasolina daqui a dois anos; nesse meio tempo, optará só pela transmissão automática, diz CEO

Por Eduardo Passos
8 set 2023, 11h23
Mini lançará carros a combustão só até 2025, mas com transmissão automática daqui em diante
Mini lançará carros a combustão só até 2025, mas com transmissão automática daqui em diante (Divulgação/Mini)
Continua após publicidade

Há alguns meses, a presidente da Mini, Stephanie Wurst, disse ao site Autocar que havia 99% de chanca da marca deixar de vender carros com câmbio manual. O norte-americano The Drive, pouco depois, destacou que esse 1% de esperança talvez fosse um pouco mais. A probabilidade, entretanto, prevaleceu: de fato, nunca mais veremos carros com pedal de embreagem no catálogo da marca inglesa.

A notícia derradeira foi dada pela própria Wurst, dessa vez em entrevista ao inglês Top Gear. A pá de cal veio na apresentação dos Cooper e Countryman elétricos, que QUATRO RODAS conheceu pessoalmente na Alemanha.

Curiosamente, os Estados Unidos eram um dos mercados onde a transmissão manual era bem aceita. Segundo dados do The Drive, 45% do esportivo Mini JCW era vendido na configuração “raiz”, ainda que os EUA sejam conhecidos pela extrema adoção do câmbio automático há décadas.

Mini John Cooper Works 1to6: o último carro manual da história da marca
Mini John Cooper Works 1to6: o último carro manual da história da marca (Divulgação/Mini)
Continua após a publicidade

Mesmo assim, isso representa pouco frente à produção global da marca. Desse modo, é possível que a baixa escala de produção venha encarecendo os custos, somando-se ao fato da Mini estar cada vez mais focada em seus novos (e futuros) elétricos.

Compartilhe essa matéria via:

Desse modo, o John Cooper Works “1to6” terá sido o último Mini manual da história. A série limitada a 999 unidades ainda tinha suspensão ajustada especificamente para o circuito alemão de Nürburgring e motor 2.0 turbo de 231 cv e 32,6 kgfm — além, claro, do câmbio de seis marchas.

Continua após a publicidade
Mini Countryman ganha sua primeira versão elétrica
A partir de 2025, inglesa só lançará carros elétricos (Divulgação/Mini)

O último Mini a combustão será lançado em 2025, provavelmente com transmissão automática de oito velocidades. Stephanie Wurst destaca que Charlie Cooper, neto do fundador John Cooper, foi responsável por convencê-la a manter versões esportivas com motor a gasolina nesse período. “Performance ajuda a vender carros”, disse a executiva.

Esportivos elétricos, porém, seguem uma incógnita. De acordo com Wurst, ainda que os planos incluam EVs incrementados, “nem todas as formas de esportividade eletrificada se saíram bem”. Assim, a Mini continua buscando sua identidade para o futuro próximo.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.