A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando no Brasil a nova família de extrapesados Meteor. Desenvolvidos no Brasil e com componentes nacionais, são os maiores veículos da marca em todo o mundo e ocupam a faixa de preço entre os Volkswagen Constellation e os MAN TGX – que seguem à venda com posicionamento premium.
Neste primeiro momento, há duas versões do Meteor disponíveis. O 28.460 6×2 tem preço inicial de R$ 550.000 e o 29.520 6×4, de R$ 590.000.
As principais diferenças entre os dois estão na mecânica, ainda que o motor seja sempre o MAN D26, um seis cilindros turbodiesel de 13 litros em versões desenvolvidas e fabricadas no Brasil.
O modelo de entrada tem 460 cv e 234,5 kgfm e o maior, 520 cv e 255 kgfm de torque. O câmbio padrão é um ZF Traxon, automatizado, de 12 marchas. Mas é possível optar por um de 16 marchas.
Há outras opções, que visam adaptar os cavalos mecânicos às aplicações de cada comprador. Há opções de entre eixos de 3,2 m, 3,4 m e 3,6 m, enquanto pode-se escolher por tanques de combustível com capacidade entre 640 e 960 litros, e entre suspensão traseira metálica ou a ar.
Outra diferença importante está na capacidade de carga. O Meteor 28.460 opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, enquanto o 29.520 6×4 leva combinações de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.
Por dentro, o nível de equipamentos é equivalente ao de um automóvel. O quadro de instrumentos tem tela colorida para o computador de bordo, o ar-condicionado é automático e há até central multimídia com tela de sete polegadas (com MirrorLink e Apple Carplay) que pode ser comandada pelo volante multifuncional.
Outros equipamentos com os quais já estamos acostumados são os assistente de partida em rampa, faróis com luzes diurnas de leds integrados e lanternas de leds.
Mas os itens de conforto superam um automóvel. É difícil disputar com um extrapesado, que tem cama, geladeira e amplos porta-objetos na cabine, que permite que os ocupantes fiquem de pé… A cabine ainda tem porta USB, tomadas 12V e 24V e relógio digital ao lado da cama. Essa área conta ainda com luz de leitura e porta-objetos.
O motorista ainda tem apoio para o braço e cinto de segurança integrado ao próprio banco, além da suspensão nos bancos dianteiros. Os novos caminhões já estão aptos a operar com o sistema de gerenciamento de frota RIO e saem da fábrica com tag da ConnectCar. Há, ainda, plataformas digitais onde é possível agendar revisões, comprar peças e tirar dúvidas sobre o veículo.
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