Mesmo em queda, Toyota foi a maior fabricante de carros do mundo em 2024
Grupo Toyota vende 10,8 milhões e tem queda de 3,7% em relação a 2023; Volkswagen e Kia foram a segunda e terceira que mais venderam, respectivamente

Pelo quinto ano consecutivo, a Toyota foi a líder mundial de vendas. Ao todo, o grupo japonês, que inclui também marcas como a Lexus e a Daihatsu, vendeu mais de 10,8 milhões de veículos em todo o mundo.
Apesar da liderança, houve uma queda de 3,7% em relação a 2023, quando o grupo superou a marca dos 11 milhões de unidades vendidas.
Se levarmos em conta apenas as duas principais marcas do conglomerado, Toyota e Lexus, o número total de vendas foi de 10,1 milhões, 1,4% menor que os 10,3 milhões de 2023.
O principal motivo para a queda nos números da Toyota foi o desempenho abaixo do normal no Japão. O grupo enfrentou sérios problemas por conta das fraudes nos testes de segurança, o que levou ao declínio nas vendas em seu mercado doméstico.

Analisando os números de vendas da Toyota, fica bem explícita sua estratégia de apostar em diferentes tipos de tecnologia ao invés de focar em veículos elétricos movidos a baterias.
Os híbridos tiveram recorde de vendas e representaram 40,8% do total de vendas. Por outro lado, os elétricos representaram apenas 1,4%.
Para efeito de comparação, nos EUA, um dos principais mercados de híbridos da Toyota, o RAV Hybrid foi o eletrificado mais vendido com mais de 208.000 unidades. Por outro lado, o bZ4, único elétrico disponível por lá, vendeu somente 18.570 veículos.

Assim como a Toyota, seus principais concorrentes também tiveram baixas em 2024. O Grupo Volkswagen, segundo do ranking mundial, viu suas vendas caírem 2,3% no ano passado, totalizando 9,03 milhões de carros vendidos.
No caso da Volks, a queda nas vendas se dá principalmente pela perda de espaço na China, algo que também afetou a Toyota. A VW já foi líder do mercado chinês, mas a forte concorrência das montadoras locais fez os números da montadora alemã caírem muito.
A terceira colocação é do grupo Hyundai, que também considera a Kia e a Genesis. Para os sul-coreanos a queda em relação a 2023 foi menor, cerca de 1%. Em 2024, eles somaram 7,23 milhões de veículos vendidos.