Matty Johns sabe que ter um Mercedes-Benz custa caro; por isso, não achou absurdo pagar 700 dólares australianos (cerca de R$ 2.300) na revisão do seu EQA 250. Uma olhada na nota do serviço, entretanto, rendeu boas surpresas ao morador de Melbourne, Austrália.
Quando saía da concessionária, Johns reconheceu que o valor doeu no bolso, mas além do esperado. Foi aí que o “sexto sentido” do australiano sugeriu que algo estava errado. “Pensei em dar uma olhada rápida na nota fiscal e… 5. Para o quê? Para realizar a troca de óleo e filtro de óleo”, contou em vídeo no TikTok que viralizou localmente.
A troca de óleo e filtro é, inclusive, algo rotineiro e necessário em revisões periódicas de carros a combustão, não fosse por um detalhe: o fato do EQA 250 ser um carro elétrico, com motor que dispensa qualquer serviço do tipo.
Na verdade, os EVs até se destacam por uma manutenção mais simples, com o SUV elétrico da Mercedes, por exemplo, necessitando de ir à concessionária apenas a cada ano ou 24.000 km percorridos.
Na rede social, o cliente insatisfeito fez questão de mostrar o recibo, onde constavam serviços esperados, como conferência de freios, suspensão, sistemas elétricos, etc. Na lista, entretanto, os serviços específicos de um motor a combustão constavam em primeiro lugar.
Usuários da rede ainda comentaram que, de fato, elétricos utilizam óleos na lubrificação de partes móveis, como a transmissão. Entretanto, não é comum a troca desses fluidos em manutenções de rotina. Matty Johns ainda não explicou se a concessionária explicou o serviço errado.
O Daily Mail, da Inglaterra, por outro lado, tentou contato com a loja, mas não obteve retorno sobre o que teria acontecido de errado nessa história incomum.