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Mercedes-Benz Unimog, o monstro da trilha

Para celebrar os 70 anos do Unimog, andamos no caminhão da Mercedes-Benz que faz a Classe X parecer brinquedo de criança

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 17 dez 2018, 15h43 - Publicado em 1 dez 2017, 14h06
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  • Unimog nasceu para um trabalho e virou queridinho dos Exércitos
    Unimog nasceu para um trabalho e virou queridinho dos Exércitos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Unimog nasceu para ser uma opção versátil aos tratores – trata-se de um utilitário pesado e, ao mesmo tempo, compacto. Pequeno, claro, com todas as considerações possíveis.

    Esse nome é uma abreviação para Universal Motor Gerät, em alemão. Ou, traduzindo, Máquina Motorizada Universal. Não é exagero dizer que o veículo ajudou a reconstruir uma Alemanha devastada pela Segunda Guerra.

    Atrás, barraca e cozinha
    Atrás, barraca e cozinha (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O engenhoso projeto tem peculiaridades como o eixo portal, um sistema que deixa o eixo em uma posição acima das rodas, ajudando a transpor obstáculos mais altos.

    Eixos portais ajudam a transpor obstáculos mais altos
    Eixos portais ajudam a transpor obstáculos mais altos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Como é comum aos Unimog ainda na ativa, o fraco motor 2.2 a gasolina de 80 cv deste exemplar 1966 foi trocado: agora há um 2.5 diesel (95 cv e 22,4 mkgf) da Sprinter e a direção hidráulica oriundo da Ford F-4000.

    Mas o restante da mecânica está do jeito que saiu da fábrica na Alemanha. De lá, ele foi para o aeroporto de Maringá (PR), onde serviu ao Corpo de Bombeiros por anos.

    Hoje, está nas mãos de Aurélio Martimbianco. Funcionário da Mercedes, ele gastou R$ 60.000 para comprar o veículo, mais R$ 40.000 nas alterações.

    Pneus lameiros não são originais, assim como a pintura camuflada
    Pneus lameiros não são originais, assim como a pintura camuflada (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Quem não está habituado a dirigir caminhões antigos (como eu) precisa se acostumar às particularidades do bruto. A embreagem é dura, o câmbio é bem impreciso e os freios a tambor são muito ruins.

    O volante do Unimog é pesado
    A direção do Unimog é pesada, e nem parece que tem assistência hidráulica vinda de uma Ford F-4000 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Marcha reduzida pode ser engatada a qualquer velocidade
    Marcha reduzida pode ser engatada a qualquer velocidade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas essas características precisam de atenuação. Em primeiro lugar, a referência são os utilitários atuais, dotados de sistemas eletrônicos e assistências ao motorista. Na trilha, o Unimog é um monstro. E a gente esquece todo o esforço que é fazê-lo sair do lugar.

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    Pedras, inclinações negativas e fossos de lama parecem asfalto plano. Apesar de robusta, a suspensão é confortável para um off-road. E ele é capaz de subir rampas com até 45 graus de inclinação.

    Alagamentos também são vencidos facilmente. “Já cruzei trechos com água na altura do para-brisa”, diz Aurélio.

    Tanque de água garante hidratação aos ocupantes
    Tanque de água garante hidratação aos ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Escotilha e guincho elétrico são recursos úteis em trilhas
    Escotilha e guincho elétrico são recursos úteis em trilhas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Tamanha valentia cativa os fãs do veículo, que está fazendo aniversário. Em 2018, já são 70 anos contados a partir do início de sua produção. Moderna, a atual geração surgiu em 2015 e traz câmbio com oito marchas à frente e seis para trás, freios ABS e controle da pressão dos pneus de acordo com as condições do piso.

    A má notícia é que você precisará importá-lo de forma independente se quiser um, já que a Mercedes-Benz não vende o Unimog no Brasil.

    https://www.youtube.com/watch?v=oBOotbC4EvA

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