Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mercedes-Benz Unimog, o monstro da trilha

Para celebrar os 70 anos do Unimog, andamos no caminhão da Mercedes-Benz que faz a Classe X parecer brinquedo de criança

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 17 dez 2018, 15h43 - Publicado em 1 dez 2017, 14h06
Escotilha e guincho elétrico são recursos úteis em trilhas
Escotilha e guincho elétrico são recursos úteis em trilhas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Unimog nasceu para um trabalho e virou queridinho dos Exércitos
Unimog nasceu para um trabalho e virou queridinho dos Exércitos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Unimog nasceu para ser uma opção versátil aos tratores – trata-se de um utilitário pesado e, ao mesmo tempo, compacto. Pequeno, claro, com todas as considerações possíveis.

Esse nome é uma abreviação para Universal Motor Gerät, em alemão. Ou, traduzindo, Máquina Motorizada Universal. Não é exagero dizer que o veículo ajudou a reconstruir uma Alemanha devastada pela Segunda Guerra.

Atrás, barraca e cozinha
Atrás, barraca e cozinha (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O engenhoso projeto tem peculiaridades como o eixo portal, um sistema que deixa o eixo em uma posição acima das rodas, ajudando a transpor obstáculos mais altos.

Eixos portais ajudam a transpor obstáculos mais altos
Eixos portais ajudam a transpor obstáculos mais altos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Como é comum aos Unimog ainda na ativa, o fraco motor 2.2 a gasolina de 80 cv deste exemplar 1966 foi trocado: agora há um 2.5 diesel (95 cv e 22,4 mkgf) da Sprinter e a direção hidráulica oriundo da Ford F-4000.

Mas o restante da mecânica está do jeito que saiu da fábrica na Alemanha. De lá, ele foi para o aeroporto de Maringá (PR), onde serviu ao Corpo de Bombeiros por anos.

Hoje, está nas mãos de Aurélio Martimbianco. Funcionário da Mercedes, ele gastou R$ 60.000 para comprar o veículo, mais R$ 40.000 nas alterações.

Pneus lameiros não são originais, assim como a pintura camuflada
Pneus lameiros não são originais, assim como a pintura camuflada (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Quem não está habituado a dirigir caminhões antigos (como eu) precisa se acostumar às particularidades do bruto. A embreagem é dura, o câmbio é bem impreciso e os freios a tambor são muito ruins.

O volante do Unimog é pesado
A direção do Unimog é pesada, e nem parece que tem assistência hidráulica vinda de uma Ford F-4000 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Marcha reduzida pode ser engatada a qualquer velocidade
Marcha reduzida pode ser engatada a qualquer velocidade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas essas características precisam de atenuação. Em primeiro lugar, a referência são os utilitários atuais, dotados de sistemas eletrônicos e assistências ao motorista. Na trilha, o Unimog é um monstro. E a gente esquece todo o esforço que é fazê-lo sair do lugar.

Continua após a publicidade

Pedras, inclinações negativas e fossos de lama parecem asfalto plano. Apesar de robusta, a suspensão é confortável para um off-road. E ele é capaz de subir rampas com até 45 graus de inclinação.

Alagamentos também são vencidos facilmente. “Já cruzei trechos com água na altura do para-brisa”, diz Aurélio.

Tanque de água garante hidratação aos ocupantes
Tanque de água garante hidratação aos ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Escotilha e guincho elétrico são recursos úteis em trilhas
Escotilha e guincho elétrico são recursos úteis em trilhas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Tamanha valentia cativa os fãs do veículo, que está fazendo aniversário. Em 2018, já são 70 anos contados a partir do início de sua produção. Moderna, a atual geração surgiu em 2015 e traz câmbio com oito marchas à frente e seis para trás, freios ABS e controle da pressão dos pneus de acordo com as condições do piso.

A má notícia é que você precisará importá-lo de forma independente se quiser um, já que a Mercedes-Benz não vende o Unimog no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=oBOotbC4EvA

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.