Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes-Benz Classe T é Renault Kangoo feito para famílias ricas

Versão requintada da Citan, Mercedes-Benz Classe T chega em momento que alemã acredita na força do segmento das vans familiares

Por Eduardo Passos
Atualizado em 26 abr 2022, 18h28 - Publicado em 26 abr 2022, 18h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parece cada vez mais rara a venda de vans para famílias e consumidores particulares, mas a Mercedes-Benz parece acreditar nesse segmento. A alemã apresentou nesta terça-feira (26) a nova Classe T, sua van de luxo baseada na Mercedes Citan (sua versão da Renault Kangoo), com nova geração lançada em 2021.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    A Mercedes-Benz Classe T chegará, inicialmente, aos showrooms do Reino Unido, onde será vendida em versões a gasolina ou diesel. Além disso, haverá uma variante puramente elétrica, a Mercedes-Benz EQT — nova adição à família EQ — que chegará em breve.

    Oportunidade lucrativa

    Ainda que a Citan já tenha versão para passageiros particulares, a ideia da Classe T é elevar o nível de conforto e luxo da van, tornando-a atrativa para pessoas com poder aquisitivo e aptidão para aventuras ao ar livre, passeios mais complexos ou necessidades especiais, como transporte de animais de estimação de grande porte.

    Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic
    Bancos traseiros podem ser rebatidos, criando piso plano para cargas (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Segundo a marca, o segmento das vans particulares está, na verdade, em “crescimento significativo”, justificando o novo topo de linha da Mercedes neste mercado. À primeira vista, entretanto, parece que a alemã está guardando o melhor para a van elétrica, já que a Classe T muda bem pouco em relação à Citan Tourer.

    Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Interieur, rubellitrot metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Interior, rubellite red metallic
    Painel está levemente incrementado em relação à Citan (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Além de pequenas mudanças no para-choque dianteiro, retrovisores e grade frontal, o lançamento ganhou mais itens de série, como a central multimídia de 7’’ que traz a inteligência artificial da marca. Também há recursos de automação veicular de nível 2 e duas opções de couro para os assentos. 

    Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic
    Alemã procurou manter altura baixa para carregar o porta-malas (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    A sensação de luxo, entretanto, pode ser quebrada quando se nota o compartilhamento de partes com a Renault Kangoo, por exemplo. A van francesa é gêmea da Citan e da nova Classe T, com boa parte do painel idêntica, além de numerosos aspectos mecânicos.

    “Filé” guardado para versão elétrica

    Com 4,50 m de comprimento, a Mercedes-Benz Classe T leva apenas cinco passageiros, mas uma versão com entre-eixos alongado e uma terceira fileira está a caminho. Enquanto isso, quem tiver no mínimo 30.000 euros para adquirir o modelo básico terá recursos como ambas as portas traseiras corrediças e baixa altura de carregamento (56,1 cm) traseiro.

    Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    As duas versões a gasolina utilizam motor 1.3 turbo, com quatro cilindros em linha. A Classe T 160 tem 102 cv e 20,4 kgfm, com transmissão manual ou automática de dupla embreagem e sete marchas. O câmbio DCT é a única opção da T 180, que chega aos 130 cv e 24,5 kgfm. Mais potente da família, essa versão vai de 0 a 100 km/h em 11,6 s e faz, na estrada, 15,1 km/l (ciclo WLTP).

    Continua após a publicidade
    Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic
    Versão 180d tem máxima de 177 km/h (Divulgação/Mercedes-Benz)

    As versões a diesel utilizam apenas câmbio automático de seis marchas. Tanto a Mercedes-Benz T 160d (95 cv/26,5 kgfm) quanto a T 180d (116 cv/27,5 kgfm) vêm com motor 1.5, também com quatro cilindros.

    Die neue Mercedes-Benz T-KlasseThe new Mercedes-Benz T-Class
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Ainda não há detalhes sobre a EQT, que, seguindo a lógica de modelos eletrificados da Mercedes, deverá “evoluir” esteticamente da mesma forma que o EQA e EQB fizeram em relação aos GLA e GLB.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.