Lançado no fim do ano passado na Europa, o novo Mercedes-Benz Classe B está chegando agora ao Brasil, com visual mais esportivo e identificado com as linhas atuais da marca. Ele terá duas versões: B 200 Turbo, que sai por 115 900 reais, e B 200 Turbo Sport, vendida a 129 900 reais.
Seu chassi não é mais aquele da primeira geração, de dois níveis para aumentar a resistência no caso de colisão, que a fábrica chamava de “sanduíche”. Agora aços e técnicas de construção avançados garantem a segurança em uma estrutura simples. O motor de alumínio tem injeção direta de combustível com novos bicos, que realizam até cinco sprays por ciclo, garantindo maior uniformidade da mistura. A ignição, por sua vez, gera múltiplas faíscas para aumentar a eficiência da queima. A receita resulta em melhor rendimento, de acordo com a marca. Em nome de reduzir consumo e emissões, o controle eletrônico do fluxo do líquido de arrefecimento na fase fria permite que a temperatura ideal de funcionamento do motor seja atingida mais rapidamente. Com 1,6 litro de deslocamento e turbocompressor, o motor gera 156 cv de potência e 25,5 mkgf de torque. O câmbio é do tipo automatizado, com dupla embreagem e sete marchas.
O desempenho está longe de ser esportivo, mas é apropriado para um veículo familiar. Segundo a fábrica, o Classe B faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
A cabine acomoda cinco pessoas com conforto e o acabamento tem o padrão Mercedes – a exceção é a parte escura do console, que passa a impressão de qualidade inferior à esperada em um modelo premium. A diferença entre B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport está em detalhes, como na cor do revestimento do teto (cinza, no primeiro; preto, no segundo) e na textura da faixa horizontal do cockpit (“matrix” e “colmeia”, respectivamente). Mas também surge no conteúdo. Ambas vêm com airbags, ESP, ar-condicionado, som e rodas de liga leve. Mas a Sport traz também rodas pretas aro 18 (na outra são cinza aro 16), bancos de couro (sintético), faróis bi-xenônio e Park Assist, entre outros recursos.
VEREDICTO
O Classe B evoluiu muito na segunda geração. Modernidade de motor e chassi e equipamentos fazem diferença.