Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes atualiza visual, motorizações e tecnologias do Classe S

Sedã ganha vários sistemas de condução autônoma e volta a ter um motor de seis cilindros em linha

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 abr 2017, 11h11 - Publicado em 19 abr 2017, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes Classe S 1
    Falta só falar: novo Classe S traz inúmeras assistências de condução (divulgação/Mercedes-Benz)

    Além de apresentar um futuro sedã compacto, a Mercedes-Benz oficializou na China importantes novidades para o Classe S. Lançada em 2013, a sexta geração ganhou atualizações visuais, novas motorizações e mais tecnologias.

    Na parte estética, o sedã traz uma nova grade dianteira, faróis de leds adaptativos, novos para-choques e lanternas redesenhadas, mantendo o estilo sóbrio da geração atual.

    Mercedes Classe S 3
    Na traseira, lanternas são novas (divulgação/Mercedes-Benz)

    Por dentro, o Classe S tem duas telas de 12,3 polegadas cada, substituindo o quadro de instrumentos e a maioria dos controles de áudio e demais funções. É possível escolher o tipo de display desejado (são três opções, batizadas de “Classic”, “Sporty” e “Progressive”) e personalizar quais informações serão exibidas.

    Mercedes Classe S
    Tecnologias de alta definição e acabamento impecável (divulgação)
    Continua após a publicidade

    Os comandos do volante multifuncional são responsivos ao toque, como em um smartphone, possibilitando controlar o piloto automático e todas as funções do sistema de entretenimento.

    Mercedes Classe S
    Parte superior dos controles do volante são responsivos (divulgação/Quatro Rodas)

    Para deixar os ocupantes se sentindo em um spa, a Mercedes criou o sistema de relaxamento Energizing, que sincroniza o funcionamento dos sistemas de climatização (exalando até fragrâncias), massageador dos bancos (com funções de aquecimento e/ou ventilação) e trilha sonora. São seis programas (Freshness, Warmth, Vitality, Joy, Comfort e Training), cada um deles com 10 minutos de duração.

    Mercedes Classe S 8
    Atrás, bancos elétricos com massageadores, telas individuais e todos os controles à mão (divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Recheado de itens tecnológicos, o Classe S pode inclinar a carroceria em até 2,7 graus para dentro da curva, priorizando o conforto dos passageiros. Há importantes evoluções no Distronic, incluindo controle ativo da direção seguindo as faixas de rolamento da estrada (a uma velocidade de até 210 km/h) ou referências como muretas e até mesmo outros veículos, neste caso a até 130 km/h.

    Assistências deixam o Classe S cada vez mais próximo do modo autônomo
    Assistências deixam o Classe S cada vez mais próximo do modo autônomo (divulgação/Quatro Rodas)

    A velocidade pode ser ajustada automaticamente de acordo com a identificação de placas de sinalização (como em zonas de obras) ou até mesmo devido à presença de rotatórias, curvas ou cruzamentos, podendo retomar à velocidade programada anteriormente se o motorista assim desejar.

    Para mudar de faixa, basta o condutor acionar a luz de seta para que o veículo monitore a presença de outros carros e realize a manobra de forma autônoma se houver espaço suficiente para executá-la.

    Continua após a publicidade

    Além disso, caso identifique a presença de um pedestre à frente, o veículo aciona os freios e atua na direção para induzir o motorista a mudar sua trajetória. Até em caso de mal-estar o sistema pode interferir com a emissão de um alerta sonoro. Se não houver resposta, o Classe S aciona as luzes de pisca-alerta em sua faixa antes de parar completamente, acionando o serviço de assistência de emergência da marca.

    Mercedes Classe S 2
    Design sofreu atualizações discretas (divulgação/Mercedes-Benz)

    A gama de motorizações marca a volta do motor com seis cilindros em linha, por enquanto só como turbodiesel, atingindo até 340 cv, o que torna o S 400 o veículo a diesel mais potente já produzido pela Mercedes – uma versão a gasolina deve chegar logo mais. O S 560 – que ressuscita a nomenclatura abandonada nos anos 80 – vem com um motor V8 biturbo a gasolina de 469 cv e torque máximo de 71,4 mkgf.

    A volta do seis cilindros em linha, por enquanto só como diesel
    A volta do seis cilindros em linha, por enquanto só como diesel (divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Já o S 63 troca o 5.5 V8 por um 4.0 V8 biturbo de 612 cv (um ganho de 27 cv frente ao antigo motor) e torque máximo de 91,8 mkgf. Agora com uma transmissão automática de nove marchas (a antiga tinha sete velocidades) e tração integral, o sedã leva apenas 3,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O AMG S 65 segue no topo da linha com seu motor 6.0 V12 biturbo de 630 cv e torque máximo de 102 mkgf.

    Mercedes Classe S 65
    S 63 AMG é o esportivo “de entrada”: V8 biturbo, 612 cv e 91,8 mkgf (divulgação/Mercedes-Benz)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.