Faz menos de um ano que surgiu o novo Mercedes CLE, o substituto dos cupês derivados dos Classe C e Classe E. Agora surge sua versão esportiva AMG CLE 53, que preencherá a lacuna entre os Mercedes-AMG C 43 e C 63.
A intenção é boa e justifica a presença do motor seis cilindros 3.0 turbo (os Classe C esportivos, hoje, são todos quatro-cilindros 2.0). O Mercedes-AMG CLE 53 produz tem 449 cv, ficando um pouco acima do C 43 (402 cv) e bem abaixo do híbrido C 63 (677 cv). O cupê esportivo é apenas híbrido leve, com sistema de 48V que até gera um aumento de potência em baixas velocidades do motor.
A AMG afirma que diversos ajustes significativos foram feitos no motor do modelo. As câmaras de combustão foram otimizadas com coletores de admissão escape redesenhados e novos anéis de pistão. Há, também, um novo turbocompressor que funciona junto com um compressor elétrico capaz de aumentar a pressão de impulso para 22 psi e fornecer uma função de overboost por até 12 segundos de cada vez.
O novo modelo AMG é ainda equipado com sistema tração 4Matic da Mercedes, que pode funcionar com tração nas quatro rodas ou apenas tração traseira, quando necessário. A tr ansmissão fica por conta de um câmbio automático de 9 velocidades encontrado em outros modelos AMG, que possui um pacote de embreagem ao invés de um conversor de torque. Segundo a Mercedes, com esta configuração o novo AMG pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
O visual do Mercedes CLE 53
Como padrão, o visual também recebeu algumas alterações da AMG. As mudanças na frente são mais perceptíveis, com capô mais agressivo, para-choque dianteiro e grade no estilo AMG, que dão ao CLE 53 uma aparência mais insana do que o padrão. Os para-lamas também são alargados.
A traseira recebeu poucas mudanças, apenas o para-lamas foi alargado. No entanto, há disponível um pacote opcional AMG Performance Studio, que adiciona peças de acabamento, como alterações no spoiler e um difusor.
O interior segue com o mesmo conjunto de telas digitais do modelo padrão, com painel de instrumentos de 12,3” e tela central de 11,9”. Os assentos são cobertos com MB-Tex e o estofamento é feito com microfibra como padrão, com opcional em couro Nappa com cristais AMG. E, para incrementar ainda mais a esportividade no modelo, o volante padrão foi alterado por um AMG de fundo plano.
A Mercedes ainda não anunciou quando o CLE53 AMG estará disponível para compra, mas provavelmente nós veremos o carro ainda em 2024. Valores também não foram divulgados, mas deve girar em torno de US$ 85.000 (R$ 416.000) e se posicionar entre o C43 e C63.