O assunto da vez é a segunda temporada da série Stranger Things com seu Mundo Invertido, da qual o Kwid parece ser o protagonista. Vice-líder em setembro e com uma grande fila de espera, o compacto amanheceu (além de mais caro) de cabeça para baixo e em um cenário de terror em outubro quando se viu como 17º colocado.
A queda da Fiat Toro e a disputa ferrenha entre os SUVs também dão vida à história do mercado brasileiro.
A queda do compacto da Renault foi grande: ele viu seus emplacamentos despencarem de 10.389 em setembro para 3.926 em outubro (ou 62,2% a menos), de acordo com a Fenabrave.
Uma das principais causas está em um boletim técnico expedido pela Renault que bloqueia mais de 3.000 exemplares por necessidade de reparos nos freios. Até que sejam feitos os serviços, a marca não autorizará a entrega aos clientes.
Com isso, ele foi parar no 17º lugar do ranking, atrás de modelos mais caros e de seu principal concorrente, o Fiat Mobi, que fechou o mês em 7º lugar com 5.407 emplacamentos. Já o Up! continua na lanterna, em 30º com 2.332.
No top 10, o HB20 se recuperou do sofrido 4º lugar de setembro e subiu para 3º em outubro, ainda ficando atrás do Ka, agora vice-líder. Em contrapartida, o Onix não para de ver seus números crescerem e teve 18.322 unidades emplacadas.
O número representa 50,2% das vendas da Chevrolet no país durante o mês de outubro entre automóveis e comerciais leves.
Já o Argo, com 4.159 exemplares, mostra que ainda tem a força de uma novidade com números ligeiramente maiores em relação a setembro. Vale destacar, porém, que o novo Polo terá suas primeiras unidades entregues ainda neste mês de novembro e promete incomodar o novato da Fiat.
Já o Fox, em fim de linha, foi para o 18º lugar.
Entre os SUVs, a disputa pelo primeiro lugar continua acirrada. O Compass fechou outubro na liderança (9º no geral), com 4.963 unidades emplacadas no mês e 39.488 no acumulado do ano.
O HR-V está logo atrás, com 4.488 exemplares no mês e 39.414 no acumulado ─ ou seja, apenas 74 a menos em relação ao Jeep. Na sequência, o Creta não os ameaça com seus 32.362 carros emplacados durante o ano.
Diante das brigas número a número, a Renault é quem vai ficando para trás. O Duster tem o maior acumulado da marca no segmento, 13.995, mas vê seus emplacamentos caírem (foram 1.297 unidades em outubro).
O Captur parece subir e já vende mais do que o irmão mais velho, emplacando 2.194 unidades. No acumulado, porém, o novato tem 9.968.
Coisas estranhas também aconteceram entre as picapes. A Saveiro subiu do 19º para o 11º lugar e registrou 4.330 emplacamentos em outubro, mais do que os 4.122 da Fiat Toro. A Strada segue na liderança do segmento (8º no geral) com seus 5.392 mensais.
No acumulado, porém, a Fiat não se sente ameaçada. Enquanto Strada e Toro têm, respectivamente, 42.672 e 42.547 unidades, a Saveiro permanece no terceiro lugar com 35.529.
Veja, abaixo, como ficou o ranking de vendas de outubro segundo dados da Fenabrave:
1 | Chevrolet Onix | 18.322 |
2 | Ford Ka | 9.689 |
3 | Hyundai HB20 | 8.878 |
4 | VW Gol | 6.280 |
5 | Chevrolet Prisma | 6.203 |
6 | Toyota Corolla | 5.934 |
7 | Fiat Mobi | 5.407 |
8 | Fiat Strada | 5.392 |
9 | Jeep Compass | 4.963 |
10 | Honda HR-V | 4.488 |
11 | VW Saveiro | 4.330 |
12 | Fiat Argo | 4.159 |
13 | Fiat Toro | 4.122 |
14 | Renault Sandero | 4.081 |
15 | Hyundai Creta | 4.027 |
16 | VW Voyage | 3.964 |
17 | Renault Kwid | 3.926 |
18 | Toyota Etios | 3.805 |
19 | Nissan Kicks | 3.556 |
20 | Ford EcoSport | 3.254 |
21 | VW Fox/CrossFox | 3.091 |
22 | Jeep Renegade | 3.017 |
23 | Hyundai HB20S | 2.831 |
24 | Toyota Etios Sedã | 2.769 |
25 | Chevrolet S10 | 2.690 |
26 | Toyota Hilux | 2.662 |
27 | Nissan Versa | 2.570 |
28 | Honda Fit | 2.505 |
29 | Ford Ka+ | 2.480 |
30 | VW Up! | 2.332 |
31 | Renault Captur | 2.194 |
32 | Chevrolet Spin | 2.163 |
33 | Renault Logan | 2.124 |
34 | Fiat Siena | 2.004 |
35 | Honda Civic | 1.916 |
36 | Ford Ranger | 1.831 |
37 | Chevrolet Cobalt | 1.693 |
38 | Chevrolet Cruze | 1.670 |
39 | Honda WR-V | 1.613 |
40 | Chevrolet Montana | 1.583 |