Mercado em janeiro: Polo começa em 4°; Argo é 8° e Ka assume o 2°
Onix segue isolado na liderança; Renault "some" entre os mais vendidos com o Kwid em 21° e HB20 cai para 3° lugar
O ano começou e, com ele, uma nova corrida das montadoras pelos primeiros lugares no ranking de vendas. Após o fim de janeiro, os destaques positivos ficam por conta do novo Polo e o Argo, que começam 2018 no top 10; o Onix segue isolado na liderança.
Pelo lado negativo, a ausência de um modelo Renault entre os 20 mais vendidos e a queda dos veículos Hyundai: HB20 e Creta. Todos os dados neste texto são de acordo com o relatório mensal divulgado pela Fenabrave.
Quando estreou no mercado nacional, em novembro, o Polo apareceu em 16° no ranking. Três meses depois, o VW sobe para o 4° lugar e já se torna o modelo mais vendido da marca com 6.632 unidades – são 739 a mais que o Gol, irmão menor e 6° colocado.
O Argo mantém a mesma posição de dezembro (8° lugar), mas emplacou menos: são 4.972 no último mês em relação aos 5.590 veículos registrados anteriormente. Junto com o grande rival Polo, os dois modelos lançados em 2017 ameaçam o vice-líder da categoria, o HB20.
O hatch de origem coreana feito em Piracicaba (SP) fechou o ano passado na vice-liderança do mercado, com 105.539 unidades emplacadas, mas para 2018, o modelo da Hyundai não terá vida fácil.
Além da concorrência direta com Polo e Argo, o HB20 perdeu em janeiro o segundo lugar geral. Com 7.436 emplacamentos no último mês, o hatch foi ultrapassado pelo Ford Ka com 7.656 unidades vendidas.
E a expectativa do compacto da Ford para este ano é alta. Apesar de zerar no teste de colisão do Latin NCAP recentemente, o Ka acaba de mostrar a primeira atualização da atual geração com uma nova versão aventureira.
O modelo irá ganhar câmbio automático, central multimídia Sync 3 e um pacote off-road na nova versão Freestyle, para colocar o compacto na briga com o Renault Kwid.
O Kwid, inclusive, segue cada vez mais longe do desempenho de setembro, quando foi vice-líder com 10.389 unidades emplacadas. Em janeiro foram 2.729 modelos registrados e, apesar do 21° lugar no ranking, o compacto foi o mais vendido da marca.
Logo abaixo, o Sandero (23°) com 2.666 unidades. O hatch começa 2018 com desempenho desastroso em relação aos 67.344 registros de 2017, que resultou no 6° lugar no ranking.
O Corolla é o carro mais vendido no mundo, ultrapassando a barreira de um milhão. Por aqui, o sedã fechou 2017 na liderança do segmento e em 7° lugar no geral. Após o primeiro mês, o japonês segue à frente com 4.486 unidades registradas.
A surpresa entre os sedãs médios, porém, está na vice-liderança. O Cruze assume o posto com 1.561 modelos vendidos e joga o Civic para terceiro com 977 emplacamentos.
No segmento mais badalado do país, o Compass começa o ano como terminou 2017: líder nacional entre os SUVs. O Jeep emplacou 4.546 unidades e fechou o top 10.
Em seguida, HR-V (13°) com 3.874 e Kicks (14°) com 3.331 emplacamentos, disputam entre os utilitários compactos. O Hyundai Creta, que registrou em dezembro 5.099 unidades, viu suas vendas recuarem para 2.875 em janeiro.
A Strada segue como a picape e o veículo mais vendido da Fiat no Brasil – foram 5.372 unidades em janeiro. Aliás, apesar de não ter nenhum modelo no top 5, a FCA conta com Strada em 7°; Argo em 8°; Mobi em 9° e Compass em 10° lugar – a Toro aparece em 12° lugar com 3.893 emplacamentos.
A liderança geral segue inabalável. Se em 2017 o Onix permaneceu na ponta do inicio ao fim, este ano não começou diferente. Com 16.058 unidades registradas (o dobro do segundo colocado), o hatch mantém a média que o levou aos 188.654 carros vendidos no último ano.
Para o restante do ano, o mercado brasileiro ainda contará com as recém-chegadas de Virtus e Cronos, capa da nossa edição de fevereiro que já está nas bancas.
Confira a tabela com os 50 mais vendidos:
1 | Chevrolet Onix | 16.058 |
2 | Ford Ka | 7.656 |
3 | Hyundai HB20 | 7.436 |
4 | VW Polo | 6.632 |
5 | Chevrolet Prisma | 5.926 |
6 | VW Gol | 5.893 |
7 | Fiat Strada | 5.372 |
8 | Fiat Argo | 4.972 |
9 | Fiat Mobi | 4.679 |
10 | Jeep Compass | 4.546 |
11 | Toyota Corolla | 4.486 |
12 | Fiat Toro | 3.893 |
13 | Honda HR-V | 3.874 |
14 | Nissan Kicks | 3.331 |
15 | Toyota Etios hatch | 3.317 |
16 | VW Saveiro | 3.155 |
17 | VW Fox/Cross Fox | 3.102 |
18 | Toyota Hilux | 2.934 |
19 | Honda Fit | 2.882 |
20 | Hyundai Creta | 2.875 |
21 | Renault Kwid | 2.729 |
22 | Chevrolet S10 | 2.681 |
23 | Renault Sandero | 2.666 |
24 | Hyundai HB20S | 2.652 |
25 | VW Voyage | 2.598 |
26 | Jeep Renegade | 2.514 |
27 | Chevrolet Tracker | 2.344 |
28 | Ford Ecosport | 2.328 |
29 | Toyota Etios Sedan | 2.287 |
30 | VW Up! | 2.061 |
31 | Ford Ka Sedan | 1.959 |
32 | Honda WR-V | 1.957 |
33 | Chevrolet Spin | 1.849 |
34 | Nissan Versa | 1.684 |
35 | Ford Fiesta | 1.663 |
36 | Fiat Siena | 1.631 |
37 | Renault Captur | 1.608 |
38 | Chevrolet Cruze Sedan | 1.561 |
39 | Ford Ranger | 1.411 |
40 | Chevrolet Cobalt | 1.356 |
41 | Fiat Uno | 1.263 |
42 | Renault Duster | 1.215 |
43 | VW Amarok | 1.109 |
44 | Renault Oroch | 1.108 |
45 | Nissan March | 1.057 |
46 | Honda Civic | 977 |
47 | Chevrolet Montana | 976 |
48 | Renault Logan | 848 |
49 | Hyundai IX35 | 810 |
50 | Peugeot 208 | 749 |