Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

McLaren venderá seus superesportivos no Brasil em 2018

Grupo Eurobike será responsável pela importação das linhas 570 e 720 S

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 out 2017, 19h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • McLaren 570S Coupé 1
    Primeira unidade do 570S Coupé trazida para o Brasil já foi vendida (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

    A McLaren Automotive iniciará suas operações no país em 2018. A marca britânica será representada oficialmente pela Eurobike, empresa sediada em Ribeirão Preto (SP).

    O Brasil será o segundo país com representação oficial da McLaren na América do Sul – o primeiro foi o Chile. Henry Visconde, presidente do grupo Eurobike, afirmou à QUATRO RODAS que a negociação incluiu uma visita de representantes da McLaren ao Brasil antes de o contrato ser assinado.

    McLaren 570S Coupé 2
    Formato dos faróis remete ao desenho do logotipo da McLaren (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

    A primeira concessionária está em construção na zona sul de São Paulo, mais precisamente no bairro da Vila Olímpia. E a inauguração está prevista para janeiro de 2018.

    O espaço seguirá  os padrões globais de identidade visual e atendimento da marca, de acordo com o importador. Segundo Visconde, os serviços de pós-venda poderão ser realizados tanto na loja paulista quanto em revendas de outras marcas representadas pela Eurobike, sob autorização da própria McLaren Automotive.

    Profissionais da importadora, inclusive, já participaram de um treinamento ministrado pela McLaren, no México.

    Continua após a publicidade
    McLaren 650S Coupé 3
    Rodas de alumínio são mais leves do que as convencionais (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

    Inicialmente, a marca venderá os modelos 570 S, 570 GT, 570 Spider e 720 S. A empresa já aceita encomendas. Até agora um exemplar do 570 S Coupé já foi trazido e vendido (também de acordo com a Eurobike).

    Pintado na cor Laranja Ventura, o carro tem o pacote Track Pack, que traz bancos de competição com estrutura em fibra de carbono, revestimento interno em Alcantara, rodas de alumínio mais leves e uma asa traseira 12 milímetros mais alta – que acrescenta 29 kg de pressão aerodinâmica a 241 km/h.

    O motor V8 3.8 biturbo desenvolve 570 cv a 7.500 rpm. Dados informados pela marca indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 328 km/h.

    McLaren 570S Coupé Interior
    Acabamento interno em Alcantara é um dos itens oferecidos no Track Pack (McLaren/Divulgação)
    Continua após a publicidade
    McLaren 570S Coupé Painel
    Painel totalmente digital exibe apenas informações essenciais para não distrair o motorista (McLaren/Divulgação)

    Todas as possibilidades de personalização (incluindo cores externas e opções de revestimentos internos) serão oferecidas no Brasil. Esta é a razão alegada pela Eurobike para não definir preços exatos, já que os valores variam de acordo com a escolha dos opcionais.

    McLaren 570S Coupé 5
    Seletores alteram os modos de condução e estabilidade (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)
    McLaren 570S Coupé 8
    Câmbio de sete marchas é acionado por teclas no console central (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

    Mesmo assim, a Eurobike espera praticar valores próximos aos do já conhecidos no milionário mercado de superesportivos – algo em torno de R$ 1,5 milhão para o 570 S e R$ 2,5 milhões no caso do 720 S.

    Continua após a publicidade

    A expectativa é vender 25 unidades em 2018, “dependendo da situação econômica do país”, segundo Visconde.

    McLaren 570S Coupé 8
    Motor 3.8 V8 biturbo tem 570 cv – explicando o número 570 no nome do carro (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

    O otimismo é grande a ponto de o presidente da empresa de importação já ter garantido uma unidade do P15, o hiperesportivo de aproximadamente 800 cv. Esse modelo é o sucessor do P1 e será lançado apenas em 2018.

    Apesar da falta de informações oficiais, a revista Autocar especula que apenas 500 unidades serão produzidas. Cada uma delas não custará menos de 800 mil libras esterlinas.

    Crise já afetou outras marcas de luxo

    A McLaren desembarcará no país em um momento desfavorável para as marcas de luxo. Várias fabricantes desistiram do mercado brasileiro ou reformularam sua estratégia de venda nos últimos anos.

    Continua após a publicidade
    Aston Martin DBS modelo 2010, testado pela revista Quatro Rodas nas ruas de São
    Aston Martin importou carros oficialmente para o Brasil durante seis anos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O caso mais recente é o da Aston Martin. Trazida pelo grupo SHC em 2011, a empresa encerrou suas operações no país em maio de 2017. As baixas vendas determinaram o fim da linha: apenas duas unidades do modelo Vantage foram vendidas em 2016, muito pouco para quem chegou a emplacar 36 unidades em um único ano.

    Bugatti e Bentley também sentiram na pele os efeitos da recessão econômica. Representadas pela British Cars do Brasil, as empresas dividiram o mesmo estande no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010.

    A grande estrela do espaço na ocasião foi um Veyron, avaliado em R$ 7,7 milhões. Da mostra paulistana o carro partiu para a única concessionária da Bugatti no Brasil, onde ficou exposto à espera de um comprador.

    Como isso nunca aconteceu, o veículo foi levado de volta à Europa e a Bugatti deixou o Brasil no começo de 2017.

    Continua após a publicidade
    McLaren venderá seus superesportivos no Brasil em 2018
    Veyron veio ao Brasil só a passeio: carro voltou à Europa sem comprador (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A Bentley também deixou de ter um ponto de venda após o fim da sociedade estabelecida pela British Cars. Atualmente, a Caraigá (concessionária das marcas Audi e Volkswagen) é o único local autorizado a realizar os serviços de pós-venda dos carros da marca no Brasil.

    Outro caso emblemático é o da Rolls-Royce. A lendária fabricante foi trazida pelo grupo Via Italia (importador autorizado das marcas Ferrari, Lamborghini e Maserati) em 2012. Na época, a importadora abriu uma grandiosa concessionária de 500 m2 na avenida Cidade Jardim, uma das vias mais nobres de São Paulo (SP).

    Rolls-Royce Ghost Series II
    A Rolls-Royce ainda está no Brasil, mas vende seus carros no showroom da Maserati (Rolls-Royce/Divulgação)

    Porém, a falta de resultados expressivos (nenhum carro foi emplacado em 2016) fez a marca deixar o local alguns anos depois. Atualmente, os carros da Rolls-Royce estão expostos na loja da Maserati, localizada a menos de 3 km dali, na Rua Colômbia.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.