Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

McLaren e BMW podem se unir para criar supercarro elétrico

BMW e a McLaren estariam trabalhando juntas em uma plataforma para supercarro elétrico e um crossover

Por Bruno dos Santos
18 jul 2022, 22h52
McLaren 720S de 3/4 de frente azul e laranja em salão
O modelo 720S foi o escolhido para ganhar cores da parceria entre a Gulf Oil e a McLaren (Divulgação/McLaren)
Continua após publicidade

Faz alguns anos que se escuta sobre a BMW e McLaren estarem ensaiando a volta de uma parceria. Vale lembrar que o lendário McLaren F1, lançado no início dos anos 1990, chegou a ser o carro mais rápido do mundo graças a um motor V12 – ainda é o carro com motor aspirado mais rápido do mundo.

Agora, porém, o acordo envolveria a eletrificação.

Após 30 anos, essa parceria seria motivada em uma série de “trocas” entre as duas fabricantes. As duas fabricantes desenvolveriam, juntas, uma nova plataforma para veículos elétricos. Enquanto a McLaren lançaria seu supercarro elétrico, a BMW lançaria um crossover elétrico de alto desempenho.

Novos BMW iX (esq.) e i4 chegarão em breve ao Brasil
Novos BMW iX (esq.) e o i4, que chegará em breve ao Brasil (Divulgação/BMW)

Segundo a Car Magazine, a base comum aos dois carros teria amplo uso de fibra de carbono, coisa que a McLaren já se tornou especialista e que a BMW vem usando para otimizar o peso e a rigidez de seus elétricos. Ainda fala-se que o McLaren elétrico teria quatro motores e mais de 1100 cv, tornando-se o carro mais potente da empresa.

Continua após a publicidade

O carro da BMW assumiria um meio-termo entre o Série 8 Gran Coupé e um SUV tradicional, com um assento em posição parecida ao Porsche Taycan. Ainda não está claro se o BMW usaria os mesmos motores elétricos do carro da McLaren, mas há um fato importante: a BMW já domina a fabricação de motores elétricos de alto desempenho.

Automóveis do Reino Unido
McLaren F1 utiliza um motor 6.1 V12 da BMW, e ainda é o automóvel aspirado (sem utilizar turbo ou supercharger) mais rápido do mundo, com a velocidade máxima de 391 km/h (divulgação/McLaren)
Continua após a publicidade

Uma fonte anônima da BMW disse à mesma publicação que “A McLaren é mais enxuta, flexível, rápida, disposta e capaz de assumir riscos maiores”, e acrescentou: “Eles têm uma produção pequena com custos com os quais só podemos sonhar. Mas o principal ativo é, obviamente, o know-how em fibra de carbono.”

Compartilhe essa matéria via:

Os resultados dessa parceria poderá aparecer entre 2026 e 2028. Além disso, conta-se que a negociação envolveria compra de parte da McLaren por parte da BMW, o que viabilizaria o retorno da fabricante alemã à Fórmula 1 – onde a Audi entrará caso consiga comprar a equipe Alfa Romeo.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.