Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mazda trabalha em motor wankel a hidrogênio para sucessor do RX-8

Segundo informações da revista japonesa Best Cars, o novo motor queimaria hidrogênio e poderia ser usado junto com outros dois elétricos

Por João Vitor Ferreira
18 ago 2021, 07h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rx8 de testes movido a hidrogenio
    No começo dos anos 2000, o RX-8 foi testado com motor que podia queimar gasolina ou hidrogênio (Divulgação/Mazda)

    Em tempos onde os motores mais poluentes estão com os dias contados, cada vez mais vemos as empresas apostando na eletrificação para seus carros. Em paralelo, também temos o desenvolvimento de opções alternativas como os e-combustíveis e o hidrogênio, utilizado como fonte alternativa às grandes baterias.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A Mazda, entretanto, está trabalhando em tecnologias pouco comuns para inovar em meio à corrida contra a poluição. A empresa estaria trabalhando uma versão do clássico motor rotativo, Wankel, como o do RX-8, que utiliza hidrogênio como combustível.

    Continua após a publicidade

    A informação veio da revista japonesa Best Cars. Segundo eles, a produção de motores rotativos não foi encerrada com o fim do RX-8, em 2012, ela apenas foi diminuída. Desde então, surgiram relatórios e patentes atualizando a tecnologia, como no extensor de alcance do MX-30. Agora, o foco seria fazer com que esses motores passassem a queimar hidrogênio em vez de gasolina.

    Normalmente, o hidrogênio não é utilizado como combustível em motores a combustão, pelo fato dele inflamar em pontos de calor dentro dos cilindros. Porém, como investigou a Best Car, os motores Wankel não tem tais pontos, justamente por usarem rotores em vez de pistões, o que viria bem a calhar.

    Não há quaisquer informações sobre potência ou torque, provavelmente pelo projeto ainda estar nas primeiras fases de desenvolvimento.

    Continua após a publicidade

    Se investigarmos o passado recente da Mazda, podemos ver que ela já vem testando esse tipo de tecnologia há algum tempo. O próprio RX-8 teve algumas unidades experimentais testadas e alugadas que podiam funcionar com gasolina ou hidrogênio nos anos 2000.

    Pouco funcional, provavelmente foi descontinuado por aumentar o peso dos veículos em cerca de 90 kg e ocupar boa parte do porta-malas. Em outra tentativa, por volta de 2008, a montadora utilizou a tecnologia em uma versão de testes da minivan Mazda5.

    VAN MAZDA5 MOVIDA A HIDROGENIO
    Assim como o RX-8, a minivan Mazda5 também tinha motor movido a hidrogênio ou gasolina (Divulgação/Mazda)
    Continua após a publicidade

    Quem também estaria interessada nessa tecnologia é a Toyota. Recentemente a empresa, que está colaborando com a Mazda em diversos projetos, construiu um Corolla para corridas de resistência equipado com um motor turbo de três cilindros movido a hidrogênio.

    Não se sabe qual veículo receberia o trem de força. O conceito RX-Vision, apresentado em 2015, é um dos candidatos. Com registros de patente feito esse ano, é provável que o cupê protótipo tenha uma motorização híbrida, utilizando dois motores elétricos.

    “Se decidirmos fazê-lo, o protótipo será concluído em três anos. O sistema mais provável é aquele que combina um turbo elétrico”, disse um funcionário anônimo da Mazda à revista japonesa.

    Continua após a publicidade
    Mazda RXVISION
    Se realmente for desenvolvido, o novo motor pode aparecer no conceito RX-Vision tornando-o o sucessor espiritual do RX-8 (Divulgação/Mazda)

    Sobre a matéria da Best Cars, a Mazda nada comentou e os seus planos para o motor rotativo a hidrogênio são um mistério. Quanto ao extensor de alcance, as informações mais recentes seguem divergentes. Alguns relatórios dizem que o projeto foi congelado, outros dizem que ele continua.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Edição de julho
    A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.