Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mazda ressuscita lendário motor rotativo, mas em novo SUV híbrido

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV é o híbrido plug-in que chega por exatamente o mesmo preço do seu equivalente elétrico

Por João Vitor Ferreira
13 jan 2023, 20h42
Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
 (Divulgação/Mazda)
Continua após publicidade

Depois da estreia não muito empolgante do Mazda MX-30 EV, a fabricante japonesa decidiu fazer algumas mudanças para tornar seu SUV atrativo ao público. Para isso, a decisão foi trazer de volta seu clássico motor Wankel, rotativo. Dessa vez ele não move um esportivo, mas um sistema híbrido plug-in.

O nome oficial é longo: Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV. Seu motor Wankel a gasolina tem rotor único e potência de 74 cv, mas não o responsável por tracionar as rodas, só funciona como um gerador. Quem traciona o carro é um motor elétrico posicionado ao seu lado e juntos eles garantem 166 cv e 26,54 kgfm. Isso significa que, se comparado à versão EV, o híbrido plug-in ganhou 21 cv, mas perdeu cerca de 1 kgfm de torque.

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)

A alteração mecânica teve leve efeito no desempenho. Embora o plug-in tenha mantido a velocidade máxima de 140 km/h do elétrico, seu tempo de 0 a 100 km/h é de 9,1 s, um pouco melhor que os 9,7 s do ‘irmão’.

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)
Continua após a publicidade

A bateria que alimenta o sistema híbrido tem 17,8 kWh, logo, ela tem praticamente metade da capacidade da versão elétrica, que foi muito criticada justamente por isso. Com uma bateria pequena, o MX-30 EV não passa dos 200 km de autonomia no ciclo WTP, já o R-EV chega aos 85 km quando utilizando apenas energia elétrica. Em ciclo combinado, a Mazda declara um alcance máximo de 600 km.

Mesmo com uma bateria pequena, a recarga pode ser feita em carregador rápido, de corrente contínua, mas limitada a 36 kW. Mesmo assim, leva cerca de 25 minutos para uma carga completa. 

Continua após a publicidade
Mazda MX-30 E-Skyactiv
(Divulgação/Mazda)

Com tanta igualdade entre o MX-30 R-EV e EV, seus preços também são parecidos. As versões básicas do híbrido, Prime-Line e Exclusive Line, custam, em libras esterlinas, 31.995 (R$ 199.000) e 33.095 (R$ 205.850), respectivamente. Exatamente o mesmo valor das versões equivalentes elétricas. Enquanto as versões mais caras do plug-in têm um acréscimo de 450 libras (R$ 2.800).

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)

O MX-30 R-EV ainda recebe uma versão especial R-Edition por 37.950 libras (R$ 236.950), que adiciona diversos detalhes visuais, como os logos rotary – em referência ao motor rotativo – e uma exclusiva pintura em dois tons.

Continua após a publicidade

A Europa receberá o MX-30 E-Skyactiv R-EV a partir do terceiro semestre. O carro também deve ser vendido nos EUA ainda esse ano, mas ainda não há nada confirmado pela Mazda.

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.