Um clássico do universo automotivo, o Mazda MX-5 (mais conhecido como Miata) entrou para a história desde seu lançamento, em 1989, ao oferecer diversão e dinâmica a preços baixos, sob a forma de um roadster quase romântico de dois lugares. Sucesso nos EUA e na Europa, ele já está em sua quarta geração, e acaba de ganhar uma inédita versão targa apresentada no Salão do Automóvel de Nova York.
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Batizado de MX-5 RF (Retractable Fastback), ele possui um teto rígido retrátil que pode ser aberto ou fechado eletricamente em velocidades de até 10 km/h por meio de um botão. Quando aberto, o perfil é de um legítimo targa, com uma pequena área sem capota. Quando fechado, o teto traz um caimento suave na traseira.
Apesar do estilo fastback quando fechado, a montadora afirma que o espaço para as cabeças se manteve igual ao do modelo roadster. Outra novidade é a nova cor cinza metálica disponível para o MX-5, que, em meados desse ano, também será disponibilizada para o restante da gama vendida nos Estados Unidos.
Na oferta de motores haverá os propulsores a gasolina 1.5 e 2.0, com 130 e 157 cv de potência e torque de 15,3 mkgf e 20,5 mkgf, respectivamente – dependendo do mercado. Ambos motores podem trabalhar em conjunto com uma transmissão manual ou automática de seis velocidades e, claro, sempre com tração traseira. Nos Estados Unidos, apenas o modelo com motor 2.0 será comercializado.
E se você achou os números de potência e torque bem modestos, vale lembrar que o MX-5 alinha pouco mais de 1.000 quilos, peso um modelo popular, e que ele sua configuração de transmissão é a preferida dos entusiastas: motor aspirado sedento por altas rotações, tração traseira e posição de dirigir baixa, próxima ao eixo traseiro.