Mau sinal: Hyundai Creta indiano ganha visual polêmico do ix25 chinês
Modelo brasileiro compartilha o mesmo projeto do indiano e deve mudar não antes de 2021. Resta saber o que ele herdará do irmão asiático
![hyundai_creta_2021-dianteira](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/hyundai_creta_2021-dianteira.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Hyundai revelou o visual da nova geração do Creta indiano no Salão do Automóvel de Nova Délhi, na Índia.
O SUV recebeu as linhas controversas que estrearam no IX25 – modelo chinês correspondente ao da Índia – ainda no ano passado.
Ainda não se sabe se o Creta brasileiro utilizará o mesmo design do indiano, mas, vale lembrar, que ambos os veículos compartilham o mesmo projeto, ou seja, têm mesma plataforma e conteúdo.
![hyundai-ix25-2020](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/hyundai-ix25-2020-e1572462295445.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O balanço dianteiro ganhou grade do radiador hexagonal similar à do HB20 brasileiro, com linhas horizontais e verticais – diferente do ix25, que possui grade em formato cascata.
A frente e a traseira do veículo são as partes que mais chamam atenção. Isso porque tanto lanterna quanto faróis são divididos em três partes.
Na parte da frente, a luz diurna de led fica alinhada ao capô, enquanto os faróis ficam abaixo, no pára-choque, contornados por mais um DRL em formato de “J”.
![hyundai_creta_2021-traseira](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/hyundai_creta_2021-traseira.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na traseira, o desenho se repete. As luzes de freio em led ficam alinhadas ao brake light central, ficando sob um forte vinco horizontal.
A lanterna fica um pouco abaixo, contornada por led em formato de “J”. As luzes de marcha a ré estão alojadas no pára-choque.
![Hyundai ix25 2020](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img_20190417_124447979_hdr.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na lateral, as rodas ganharam um novo desenho. O vinco das portas não é mais reto na horizontal e uma moldura cinza foi colocada na coluna C para criar um efeito flutuante do teto.
As dimensões do modelo apresentado na Índia, são um pouco distintas da atual versão brasileira: são 4,3 metros de comprimento (0,3 cm maior); 1,79 metros de largura (1 cm mais largo); 1,62 metros de altura (1 cm mais baixo); e entre-eixos de 2,61 metros (1 cm a maior).
![hyundai-creta-2021-interior](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/hyundai-creta-2021-interior.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O interior do brasileiro deve ser o mesmo do asiático, assim como aconteceu na primeira geração do modelo quando chegou ao Brasil.
Nesse caso, o painel em V será substituído por um conjunto horizontal, que terá uma tela retangular vertical para acomodar a central multimídia.
Embora seja todo reestilizado, o modelo deve manter as duas variantes atuais de motor: 1.6 de 130/123 cv e 16,5/16 mkgf de torque ou 2.0 de 166/156 cv e 20,5/19,1 mkgf de torque, com câmbio manual ou automático sequencial de seis marchas.
Como QUATRO RODAS já havia adiantado em 2019, a nova geração do modelo deve receber equipamentos de conectividade e segurança: alerta de pontos cegos, assistente de mudança de faixa e frenagem de emergência autônoma.
A atualização do SUV compacto deve chegar ao Brasil não antes de 2021. Resta saber o quanto o nosso Creta irá herdar de seus correspondentes asiáticos.