Maserati MC20 é mais potente que Ferrari e pode ser encomendado no Brasil
Superesportivo marca retorno da marca à produção de motores com 630 cv e peso de Volkswagen Jetta GLI
Depois de duas décadas, o Maserati MC20 é o primeiro modelo da empresa com motor próprio – até então, a marca italiana aproveitava conjuntos fornecidos pela Ferrari. E esse superesportivo já tem data para chegar ao Brasil: primeiro semestre de 2021.
O novo V6 3.0 biturbo tem 630 cv de potência e 74,4 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o V8 3.8 biturbo da Portofino entrega 600 cv e 77,4 kgfm (mesmo sendo maior). Com isso, o novo MC20 promete chegar aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos.
Toda a força é enviada às rodas traseiras por meio do câmbio de dupla embreagem com oito marchas e borboletas para trocas atrás do volante. Também há diferentes modos de condução: GT (normal), Wet (molhado), Sport, Corsa (corrida) e ESC Off.
Em relação ao tamanho, o Maserati tem 4,66 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 1.500 kg. Comparado a carros mundanos, esses números são praticamente iguais aos do nosso Volkswagen Jetta GLI. Já a largura é de 1,96 m e a largura de 1,22 m.
Em relação ao estilo, há muitas influências do antecessor MC12, que foi lançado em 2004 com base de Ferrari Enzo e missão de levar a empresa italiana de volta às pistas. Mas há também referências à moda atual, como é o caso do teto no estilo flutuante.
Foram necessárias duas mil horas de simulação no túnel de vento da Dallara – tradicional fornecedor de Fórmula 1, Fórmula 2 e Indy – para o desenvolvimento do novo Maserati, que levou 24 meses para sair das pranchetas e ser mostrado definitivamente.
Durante a fase de projeto, o MC20 teve 97% dos testes dinâmicos feitos virtualmente. Só que a tecnologia também está presente no modelo final: há controle de funções por meio de aplicativo para smartphone, wi-fi integrado e até assistente pessoal Alexa.
Os italianos também indicaram a possibilidade de uma versão conversível e, talvez mais surpreendente, a criação de uma versão elétrica capaz de chegar aos 100 km/h em 2,8 s, com velocidade máxima de 310 km/h – a autonomia prometida é de 323 km.
Por aqui, já é possível encomendar o Maserati MC20, mas os preços do superesportivo ainda não estão definidos pela Via Itália (representante da marca no Brasil). Nos EUA, o modelo custa US$ 210.000, equivalente a R$ 1,1 milhão em conversão direta.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro