Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Marcas de carro cresceram até 328% em 2024; veja os destaques e quem encolheu

Veja quem ganhou e quem perdeu em 2024. Um ano histórico em que a BYD foi o destaque

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 5 mar 2025, 09h01 - Publicado em 5 mar 2025, 09h00
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Tivemos um 2024 positivo. Segundo números da Fenabrave, foram 2,48 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados no último ano, o maior acumulado desde 2019, ano que antecedeu a pandemia. Esse número também representa um aumento de 14% em relação a 2023 e fica registrado entre os dez melhores do ranking histórico da Fenabrave.

 

Entre as marcas, a Fiat repetiu a liderança do ano passado, mas o sinal de alerta foi ligado. Seu principal trunfo foi a Strada, carro mais vendido do ano, com um total de 144.684 emplacamentos. Argo e Mobi foram os outros destaques, ambos ficando dentre os dez primeiros. Ao todo, foram 521.282 carros emplacados pela marca, um aumento de 9,6% em relação a 2023. Mesmo assim, a Fiat perdeu 0,8 ponto percentual em sua participação de mercado, ficando com 21%.

Compartilhe essa matéria via:

Quem agradece é a Volkswagen, que ganhou 0,2 p.p., abocanhando 16% do mercado. A marca vendeu 16% a mais que em 2023, totalizando 400.414 veículos. A grande maioria foi Polo (140.177), o segundo carro mais vendido do mercado nacional.

O maior destaque positivo vai para a BYD. A chinesa foi líder entre os elétricos, com a dupla Dolphin Mini e Dolphin, enquanto o Song Plus foi o segundo híbrido mais vendido do ano. Ao todo, a BYD somou 76.811 carros, conquistando o décimo lugar no ranking das marcas, um crescimento absurdo de 328% em relação a 2023. Ela detém 3% do mercado, um avanço de 2,2 p.p., o maior de 2024.

Continua após a publicidade
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Caoa Chery e Ford foram outras duas que tiveram crescimento relevante em 2024, de 93% e 68%, respectivamente. Já a Jeep e a Chevrolet foram as que mais perderam espaço. A primeira teve queda de 4,4% nos emplacamentos, cedendo a sexta posição geral para a Renault, que somou 139.288, um aumento de 10,3%.

O caso da Chevrolet é mais sério. Mesmo mantendo o terceiro lugar, a marca viu seus emplacamentos caírem 4% e a sua participação de mercado ir de 15% para 12,7%, queda de 2,3 p.p., a maior do ranking. Entre as primeiras, a Hyundai assumiu a quarta posição, ultrapassando a Toyota.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.