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Mais seguro que o brasileiro, Citröen Basalt indiano vai bem em teste de colisão

Com dois airbags a mais que o modelo nacional, Basalt indiano tem nota considerada "muito boa" pelo Bharat NCAP e tem construção elogiada

Por João Vitor Ferreira
16 out 2024, 13h00
Basalt crash test
Citröen Basalt indiano foi lançado alguns meses antes do nosso e já foi testado pelo Bharat NCAP (Bharat NCAP/Divulgação)
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Um pouco antes de estrear no Brasil, o Citröen Basalt já estava sendo vendido na Índia e por lá, o SUV cupê já enfrentou os testes do Bharat NCAP, o equivalente ao nosso Latin NCAP. Os resultados foram bons, com o modelo atingindo quatro de cinco estrelas tanto na proteção de adultos, como na de crianças.

Na proteção para adultos, o melhor resultado foram nos testes de de barreira deformável móvel lateral, atingindo a pontuação máxima de 16 pontos. O Basalt gabaritou essa prova tendo proteção considerada boa para todas as partes do corpo nas provas com barreira móvel e colisão com poste lateral.

Basalt crash test
(Bharat NCAP/Divulgação)

Já na outra etapa de colisão frontal, sua nota foi um pouco mais irregular. O órgão computou 10,19 pontos dos 16 totais. Para o motorista, a proteção foi considerada marginal — o nível médio avaliado pelo BNCAP — no tronco e pélvis, e adequada na perna direita e em ambos os pés. Enquanto o passageiro também teve proteção marginal na pelvis. A cabeça de ambos os bonecos de teste teve boa proteção.

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A nota geral na proteção infantil também foi boa: 35,9 de 49. A melhor pontuação foi nos sistemas de retenção infantil (SRI) o Basalt gabaritou com 12 pontos, e na pontuação de avaliação do veículo foram 4 pontos de um total de 13.

Basalt crash test
(Bharat NCAP/Divulgação)

Na avaliação dinâmica, o Basalt teve nota máxima na proteção frontal e lateral para crianças até 18 meses. Para crianças de 3 anos, o órgão avaliou com nota 3,9 de 8 para proteção frontal e 4 pontos de 4 para lateral, totalizando assim 19,9 pontos. 

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Basalt crash test
(Bharat NCAP/Divulgação)

O BNCAP também elogiou o uso de diferentes tipos de aço na estrutura da carroceria (alta resistência, avançado de alta resistência e ultra-alta resistência), providenciais para a nota do Basalt, considerada muito boa.

Basalt crash test
Embora a nota seja muito boa, ela não vale para o nosso Basalt, isso porque o modelo indiano vem com seis aribags de fábrica, enquanto o nacional tem apenas 4 (Bharat NCAP/Divulgação)

O Citröen Basalt nacional e o indiano têm construção idêntica, mas não podemos considerar esse teste para o nosso modelo. Embora os dois tenham de série muitos itens itens, como Isofix, controle de estabilidade (ESC), assistência de partida em rampa, cinto de três pontos com lembrete para o seu uso, o modelo asiático vem com seis airbags de fábrica, enquanto o nosso tem apenas quatro.

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