Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Maior que o Corolla, primeiro sedã elétrico da Toyota tem motor da BYD

Modelo tem duas opções de motor e é o primeiro resultado da parceria firmada entre as montadoras em 2020

Por Lukas Kenji
29 ago 2022, 06h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota bZ3 foi homologado na China
     (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Toyota)

    A Toyota vai produzir um sedã maior que o Corolla com motor e baterias desenvolvidas pela chinesa BYD. O bZ3 será lançado como o primeiro sedã 100% elétrico da marca japonesa e teve imagens registradas no sistema de homologação de carros novos na China, onde deve ser vendido primeiro.

    O sedã é o primeiro resultado da parceria anunciada pelas montadoras em 2020. Foi criada uma nova empresa para gerir a empreitada, que é controlada de maneira igualitária entre as marcas.

    Apesar disso, a produção do Toyota bZ3 ficará a cargo de outra empresa, a FAW. É com ela que a Toyota tem uma joint venture para desenvolver e vender automóveis na China. O modelo deve entrar na linha de montagem até o fim deste ano.

    Continua após a publicidade

    O sedã é o segundo modelo desenvolvido sobre a plataforma e-TNGA, dedicada a modelos elétricos. O primeiro foi o, SUV bZ4X feito no Japão, mas comercializado em diversos mercados.

    Sedã é maior do que o Corolla
    (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Toyota)

    De acordo com informações da homologação feita no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o Toyota bZ3 tem 4,72 metros de comprimento, portanto, é 9,5 cm maior do que o Corolla. Com 1,83 m de largura e 1,47 m de altura, o bZ3 é 5,5 cm mais largo e 4 cm mais alto do que o sedã mais famoso da marca japonesa.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Já o entre-eixos de 2,88 m é maior até em relação ao Camry, que tem 2,82 m. Em relação às rodas, é possível que o bZ3 tenha conjuntos de 16 e 18 polegadas.

    O documento do órgão chinês declara ainda que o novo modelo tem tração traseira e motor com duas calibrações: 184 cv ou 245 cv de potência. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h. O sedã que tem peso entre 1.710 kg e 1.835 kg tem como proposta ser um elétrico de preço considerado popular, na casa de 30 mil dólares. O valor equivale a R$ 153 mil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.