Maior (e melhor) coleção de carros da McLaren tem o último F1 e está à venda
Estes 20 carros pertenceram a um ex-proprietário da McLaren e tem modelos como Speedtail, P1, Senna, Elva, Sabre e várias edições Longtail e Le Mans

Mansour Ojjeh foi um dos responsáveis pela McLaren ser o que é hoje. Falecido em 2021, o empresário se juntou a Ron Dennis em 1984 e ajudou não apenas a transformá-la numa equipe de Fórmula 1 de ponta e na construtora de supercarros que é hoje.
No final dos anos 1980, Ojjeh vendeu sua coleção de Ferrari para financiar o desenvolvimento do McLaren F1 e isso deu tão certo que ele formou uma nova coleção com 20 McLaren muito especiais que está sendo anunciada agora.

Esta é, certamente, a maior coleção de carros de rua da McLaren já reunida por um indivíduo. O principal carro da coleção de Mansour Ojjeh é o último McLaren F1 produzido, pintado no tom único chamado “Yquem”, posteriormente rebatizado pela McLaren como “Laranja Mansour” em homenagem a ele. O carro tem apenas 1.810 km rodados e atende ao desejo da Ojjeh de ter apenas o chassi final de cada modelo, garantindo que cada carro possua os mais recentes avanços técnicos.

O restante da coleção é composto pelos últimos exemplares de muitos carros de rua modernos especiais da McLaren, incluindo o Sabre, Speedtail, Senna, Elva, P1 e o que parece ser um exemplar de cada modelo Longtail e Le Mans. Nem todos são Laranja Mansour, com o Senna em pintura de carbono puro, amarelo e verde, e o 675LT Spider em carbono puro com detalhes em laranja.

Com exceção do F1 e de um P1 GTR com pouco uso, todos os outros veículos permanecem sem uso e conservados nas mesmas condições em que foram entregues. Todos foram mantidos pela própria McLaren sob as instruções de Ojjeh – algo que nunca foi oferecido a nenhum outro colecionador. É um tratamento especial a quem permitiu a McLaren ser o que é hoje.

“Desfazer-se desta coleção tão pessoal não é fácil, mas é hora de deixá-la com seu novo guardião, alguém que realmente a ‘entenda’ e que apreciará possuí-la e cuidar dela como Mansour fez”, disse Kathy Ojjeh, viúva de Mansour Ojjeh.
