A Lotus parece confiante com seu novo modelo de entrada. Não apenas por ser seu último carro a gasolina, como também por substituir três ícones da marca, Elise, Exige e Evora. É uma missão muito difícil para o Emira.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Para isso, a marca britânica não mediu esforços e vai oferecer logo duas opções de motor. O primeiro é um conhecido da casa e equipou o Exige e Evora: o V6 3.5 da Toyota, que no Emira terá 405 cv e 43,8 kgfm. A transmissão será manual ou automática, mas sempre com 6 marchas, permitindo um 0 a 100 km/h em até 4,2 s e velocidade máxima de 290 km/h, de acordo com a Lotus.
Até aí tudo bem. Mas a novidade mesmo está na versão de entrada, que virá um pouco depois. A segunda opção de motor será o quatro cilindros em linha 2.0 da Mercedes-AMG, o mesmo que equipa o Mercedes-AMG CLA 45.
A Lotus está chamando esse motor de “o quatro cilindros mais poderoso do mundo” e com razão, já que nos veículos da Mercedes ele chega a produzir 421 cv. O problema é que isso não se repetirá no Emira: a Lotus diz ter feito alguns ajustes para que o motor combinasse melhor com seu carro, com isso ele irá gerar “apenas” 360 cv.
Mas qual o intuito do downgrade? Primeiro, porque não faria sentido a versão de entrada ser mais potente que a topo de linha. Mas também existem particularidades no layout do Emira que podem ter colaborado para essa redução de potência.
Nos veículos da Mercedes, o motor é construído na frente e sua força é distribuída para as quatros rodas. A nova arquitetura de alumínio da Lotus não permite essas cconfiguração. O Emira será um esportivo de tração traseira e com o motor central-traseiro, instalado logo atrás do banco do motorista e do carona.
Inclusive, o layout do Emira pode surtir efeitos até na transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, também da AMG. Embora não saibamos como o conjunto irá funcionar, existe a possibilidade dessa configuração “patrocinada” pela Mercedes ter desempenho melhor do que a versão mais potente. Vale ressaltar que apenas os números da versão V6 foram especificados pela Lotus.
O quatro cilindros poderá ser encomendado nos EUA a partir de 8 de abril e as entregas devem começar no final de junho. Seus preços partem dos 59.995 libras, ou aproximadamente R$ 398.300 em conversão direta. Já a versão V6, chamada de “First Edition”, chegará a partir do final de março, com valor inicial de 75.995 libras, cerca de R$ 504.600.