De Logan a Audi A4: estes carros usados custam menos que o novo iPhone 13
De populares econômicos à Fusca off-road, o que não falta é opção de usados que podem ser comprados pelos mesmos R$ 15.499 do novo Iphone
Lançamento de iPhone novo é aquela coisa: muita euforia pelas novidades, muita gente falando que vai esperar o preço da geração anterior abaixar e aquele susto pelo preço da nova geração. O fato é que, a cada ano que passa, smartphone da Apple fica ainda mais caro. Com o iPhone 13 não podia ser diferente.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O mais novo aparelho com a maçã mordida na traseira ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas já tem preços. O iPhone 13 Mini, versão menor, mais barata e com duas câmeras traseiras, varia entre R$ 6.599 e R$ 9.599, de acordo com a quantidade de armazenamento desejada.
Acima dela, com a única diferença de ter a tela um pouco maior, está o iPhone 13 padrão, que custará entre R$ 7.599 R$ 10.599.
Mas é nas versões topo de linha, Pro e Pro Max, onde a coisa fica séria. Oferecendo até um 1 TB de armazenamento, três câmeras traseiras de 12 MP e bateria mais duradoura, a versão Pro com menor armazenamento começa em R$ 9.499 e chega a R$ 14.499.
Já a Pro Max, maior e bateria ainda maior, começa a R$ 10.0499 e chega em R$ 15.499 na versão com 1 TB de memória. Vale lembrar que, desde o ano passado, os aparelhos não incluem fones de ouvido e carregador, então pode acrescentar R$ 418 reais pelos dois itens.
Claro que, mesmo com preço alto, esse valor não chega nem perto de um carro zero km. Mas você consegue achar bons veículos com menos de 10 anos de uso (!). Também pode comprar um Fusca ou Opala para iniciar um projeto de restauração com o mesmo orçamento.
Há opções óbvias, outras nem tanto
Entre diversos Fiat Uno, Chevrolet Celta e Volkswagen Gol sendo anunciados nos principais sites de venda, desponta o Chery S18, mais novo. Por R$ 14.900, você pode levar o hatch ano 2012 que teve apenas dois donos e rodou 65.000 km.
O carro é completo: bancos de couro, ar-condicionado, rádio com CD e MP3 player, airbag, direção hidráulica, entre outros confortos. Foi o primeiro carro chinês flex do Brasil e chega a fazer 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O problema maior será se acostumar com o painel central e pouco convencional. Mas precisamos lembrar que ele tem a mesma plataforma de um QQ e teve recall do pedal de freio, que empenou durante testes de desempenho.
Seguindo a linha dos compactos econômicos, o próximo da lista é esse Fiat Uno 1.0 Evo Way 2013. Não é um Mille: é um Uno da segunda geração, com motor mais econômico, design bacana e 4 portas. É único dono e está com 46.000 km rodados, o que é pouco para um carro de 9 anos.
Mas o melhor de tudo é que ele já vem com bagageiro no teto, então você pode pegar os R$ 499 reais que restam e comprar uma barra transversal para prender escada de eletricista para manter a tradição dos Fiat Uno viva.
Se hatches não fazem muito seu estilo, pode optar por um sedã mais “tiozão”. Que tal um Renault Logan?
Esse exemplar 2010/2011 tem motor 1.0 Flex, computador de bordo, ar-condicionado e ar quente, desembaçador traseiro, banco com regulagem de altura, direção hidráulica e vidros elétricos, além dos mais de 500 L de porta-malas característicos do modelo. Os 127.000 km rodados não escondem a idade, mas se mandar reparar os bancos de couro um pouco danificados, ainda pode ser um bom carro.
–Com tantas opções de usados no mercado, pode surgir a dúvida: “um Celta ou um carro p$#a?” Se você não se importa muito com a idade do veículo, esse Audi A4 ano 97 pode ser uma boa escolha. Com 156.000 km no hodômetro (só 31.000 a mais que o Logan), motor V6 2.8 a gasolina e transmissão automática, o sedã não tem o exterior tão elegante quanto os mais modernos, mas ainda assim merece respeito.
O carro é completo para a época, com bancos de couro, ar condicionado e regulagem de altura para volante e bancos, teto solar, entre outros itens. Ele tem alguns acessórios modernos também, como sensor de estacionamento e controle automático de velocidade, tudo isso por apenas R$ 15.000.
Já demos opções de hatches, sedãs e até um carro mais luxuoso. Falta agora o clássico dos clássicos: o Volkswagen Fusca. Xodó de muitos, o fusquinha está na memória afetiva de vários brasileiros. Mas você encontra esse carro aos montes na internet pelo preço de um iPhone. Por isso trouxemos algo alternativo – e cada vez mais raro.
Por apenas R$ 11.000 você pode comprar esse Fusca Baja com motor 1500. O proprietário garante que está tudo ok com o Buggy, “é só abastecer e rodar”. Ele, com certeza, não é a melhor opção para quem juntou um dinheirinho e quer comprar seu primeiro carro, mas parece ser perfeito para quem gosta de desafios off-road. E o melhor, com os R$ 4.500 que sobrarem você pode comprar um IPhone 10. Pelo menos, esse virá com carregador incluso!