Líder há mais de 50 anos, Lada interrompe produção na Rússia
Com as sanções internacionais e mais de 20% das peças vindo de fora do país, não há como a fabricante seguir produzindo até que os conflitos cheguem ao fim
Símbolo da indústria automotiva local, a Lada interrompeu a produção de veículos na Rússia. A paralisação acontece como uma consequência da invasão russa na Ucrânia.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
A interrupção da Lada acontece pela escassez de componentes, gerada pelas sanções de demais países, como os europeus, que cortaram a Rússia do comércio. O motivo é diferente de outras empresas, como o Grupo Volkswagen, que suspendeu a produção local como forma de protesto a guerra e a ameaças do governo russo.
Com o processo natural de globalização, a fábrica da montadora russa deixou de ser autossuficiente nos últimos anos, passando a depender da cadeia global de peças. Segundo o The Wall Street Journal, mais de 20% das peças necessárias para a produção da Lada, incluindo componentes eletrônicos, são importados. Por isso, não há como continuar a produção.
De acordo com a AvtoVAZ, controladora da Lada, os trabalhadores das fábricas receberão uma renda parcial ou terão um plano de demissão durante a paralisação. Os empregados em setores de pós-venda não serão afetados.
A Lada está presente em mais de 20 países mas, na Rússia, tem mais de 300 concessionárias e detém 21% das vendas de carros novos no país, mantendo a liderança há mais de 5 décadas.