Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lexus UX: andamos no SUV compacto que estreia no Salão do Automóvel

Vendas no Brasil começam no final do primeiro trimestre, na faixa de R$ 200.000

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 25 out 2018, 19h07 - Publicado em 13 set 2018, 18h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lexus UX: andamos no SUV compacto que estreia no Salão do Automóvel
    UX chama atenção pelo design cheio de recortes (Divulgação/Lexus)

    O segmento de SUVs compactos de luxo está bem representado no mercado brasileiro. Entre as alternativas temos BMW X2, Jaguar E-Pace e Volvo XC40, citando apenas os lançados recentemente.

    Em breve, porém, um novo competidor de peso se juntará ao grupo: o Lexus UX, que foi apresentado este mês, em um evento mundial na Suécia, e deve chegar ao Brasil no início do ano que vem — mais precisamente no final do primeiro trimestre.

    Lexus UX
    São 4,49 m de comprimento, 6 cm mais que um Jeep Compass (Divulgação/Lexus)

    Japonês em um segmento dominado por europeus, o UX chega com um visual diferenciado e uma proposta de uso predominantemente urbano. Seu nome UX, que vem de Urban Crossover, é muito revelador nesse sentido.

    O UX tem posição de elevada e rodas grandes (de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão) como todo SUV, mas seu comportamento é de automóvel, graças a seus sistemas de direção e de suspensão calibrados para o asfalto. Isso não significa que o UX não pode rodar em uma estradinha de terra.

    Continua após a publicidade

    Quando é necessário, qualquer carro faz isso. Mas, o UX não é um veículo para percorrer trilhas off-road.

    Lexus UX
    Lanternas salientes são unidas por 120 leds (Divulgação/Lexus)

    O UX foi apresentado em três configurações mecânicas: motor 2.0 à gasolina e 2.0 híbrido (gasolina e elétrico), ambos 4×2 (dianteira), e 2.0 híbrido 4×4 (com dois motores elétricos, um para cada eixo).

    Continua após a publicidade

    Nós avaliamos a versão híbrida 4×2, que será a única oferecida no Brasil, e gostamos do que vimos. Com 178 cv de potência sob o capô, o UX 250h se mostrou ágil no trânsito e nas estradas. Segundo a fábrica, ele acelera de 0 a 100 em 9 segundos.

    Para isso, o motor tem a contribuição do novo câmbio do tipo CVT com a primeira marcha por engrenagens que garante arrancadas mais prontas, como em um câmbio automático convencional.

    Lexus UX
    O volante é igual ao do sedã LS 500h, modelo topo da gama Lexus (Divulgação/Lexus)

    A direção, apesar de leve, pareceu precisa e rápida. E a suspensão, macia no eixo vertical, segurou os movimentos laterais e longitudinais da carroceria com competência.

    Continua após a publicidade

    A posição de dirigir agradou pela boa visibilidade proporcionada pelo painel instalado abaixo da linha de visão do motorista e as colunas dianteiras estreitas. Além disso, os bancos apoiam bem o corpo e a maioria dos comandos são facilmente acessados.

    Lexus UX
    Posição de dirigir mais baixa lembra um veículo de passeio (Divulgação/Lexus)

    Há apenas dois pontos que poderiam ser melhorados. Um é a localização dos botões de ajuste do controle de tração e dos modos de condução (Sport, Sport Plus, Normal e Eco), que ficam nas laterais do painel de instrumentos, distantes do motorista. Outro é o espaço traseiro para as pernas dos ocupantes do banco traseiro que poderia ser mais amplo.

    Lexus UX
    Os bancos são parcialmente revestidos de couro (Divulgação/Lexus)
    Continua após a publicidade

    No mais, o UX é um carro bem equipado, com central multimídia, sistema de som de alta-fidelidade, ar-condicionado dual zone, head-up display, porta traseira elétrica, programa eletrônico de estabilidade e assistente ativo em curvas, entre outros recursos.

    A fábrica ainda não fala em faixa de preço, mas é certo que ele ficará abaixo do NX 300h, oferecido por RS 229.670, que também acabou de chegar em uma nova versão atualizada ao mercado brasileiro. A expectativa é que o valor fique próximo de R$ 200.000.

    Veredicto:

    Com visual único e comportamento de automóvel, o UX é uma opção tentadora para quem quer um SUV para rodar na cidade.

    Ficha técnica – Lexus UX

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.