Lexus inicia troca dos espelhos retrovisores por câmeras e telas
Tecnologia será oferecida pela primeira vez em um carro de produção em larga em escala
A contagem regressiva para o fim dos bons e velhos espelhos retrovisores foi iniciada. Bom, pelo o menos para veículos premium. A Lexus vai oferecer aos clientes japoneses a opção de câmeras no lugar dos tradicionais espelhos – o Digital Side-View Monitors.
De acordo com a marca, elas fornecem uma visão mais ampla dos arredores do carro – inclusive à noite – e apuram consideravelmente a segurança.
Até então restrita a carros conceituais e protótipos, a tecnologia será implantada em um carro de produção. O modelo contemplado é o luxuoso ES 300h. As câmeras serão oferecidas como opcionais no final de outubro – ainda sem preço definido.
A imagem é projetada em dois monitores de alta definição de 5 polegadas instalados na base colunas dianteiras. O panorama padrão é mais aproximado, porém, assim que o motorista acionar os comandos de seta ou engatar a ré, as câmeras automaticamente fornecem uma percepção periférica mais completa da área redor do veículo. Essa visão ainda pode ser acionada manualmente.
As telas LCD também incorporam outro item de segurança: o alerta de ponto cego. Um ícone na cor laranja surge assim que um veículo é detectado fora do alcance da percepção de que está dirigindo.
Ainda segundo a Lexus, o design enxuto da carcaça que abriga as câmeras foi concebido de uma forma que dá mais visibilidade ao motorista, além de reduzir o ruído do vento no habitáculo.
A Lexus vai começar essa nova experiência no Japão, mas espera propagar o Digital Side-View Monitors em outros mercados, dependendo, claro, das regulamentações federais de cada país, e também outros modelos da linha.
Hoje, alguns carros da General Motors já têm câmera traseira que pode substituir o espelho interno em alguns modelos.