Lexus GX muda após 14 anos e troca antigo motor V8 por V6 mais potente
SUV pode levar até sete passageiros (ou seis, caso o comprador opte por poltronas individuais na segunda fileira), tem seis portas USB e até 12 porta-copos
Prometido pela marca como “a forma mais luxuosa de se percorrer uma trilha”, o novo Lexus GX representa a primeira mudança do grande SUV em 14 anos. Entre as novidades, além da aparência mais moderna e da aplicação de mais tecnologia, a linha 2024 destaca a aposentadoria do antigo motor V8.
Posicionado acima do Lexus LX, o GX, que não era atualizado desde 2009, incorporou um design mais moderno e parrudo, mantendo o visual geral “quadradão” da antiga geração. Os recortes estão ainda mais angulosos e as janelas das portas traseiras formam um degrau.
Na dianteira, a grade de formato irregular dá sequência aos faróis, full led. Abaixo dos faróis há ainda outra entrada de ar. A traseira é marcada por pequenas lanternas, que se unem por uma faixa iluminada que atravessa a tampa do porta-malas, esta de caimento bem vertical.
O SUV é um pouco mais longo (7 cm) e largo (9,5 cm) que a versão anterior. Sendo assim, tendo: 5,05 m de comprimento; 2,11 m de largura; e 1,91 m ou 1,93 m de altura, dependendo do pneu utilizado. Como padrão, as rodas são de 18 polegadas.
Por dentro, o novo GX tem um painel bem vertical, com uma grande central multimídia de 14 polegadas equipada com Apple Carplay e Android Auto, volante multifuncional, quadro de instrumentos digital e carregador de celular por indução. Há poucos comandos por botões físicos, entre eles os dedicados ao sistema off-road, dispostos perto do câmbio.
Além de toda tecnologia, o SUV possui espaço para até 7 passageiros (ou 6, caso opte por poltronas individuais na segunda fileira), bancos rebatíveis na proporção 60:40, inversor de 120V para carregar dispositivos que necessitem de maior corrente, 12 porta-copos e 6 portas USB.
O novo Lexus GX mantém a estrutura de carroceria sobre chassi e o sistema 4WD em tempo integral, e agora vem montado na nova plataforma GA-F, que é utilizada no LX. Mas a novidade mesmo ficou para o motor. A troca do V8 pelo V6 pode fazer os entusiastas se desanimarem, mas o o SUV ficou mais potente com o novo motor.
O V6 3.6 biturbo mais do que compensa a saída de dois cilindros. Com potência de 349 cv e 66,2 kgfm de torque, o carro é quase 50 cv mais potente que o antigo V8. Posteriormente, é possível que tenhamos uma versão híbrida do modelo. A Lexus não divulgou números de desempenho.
Além do sistema de tração já mencionado, o motor V6 é acoplado a um câmbio automático de 10 velocidade. A capacidade de reboque agora é avaliada em 3,6 toneladas para modelos com o engate de reboque padrão.
O Lexus GX 2024 será oferecido em seis versões (Premium, Premium+, Luxury, Luxury+, Overtrail e Overtrail+) e estará à venda no início de 2024, com a montagem ocorrendo na fábrica de Tahara, no Japão. Até o momento, não foram anunciados os valores e não há previsão de lançamento no Brasil.


Chineses adoram as grades enormes da BMW, que não vai se render às críticas
Jeep Avenger 2026 será fabricado no Brasil junto com C3 e Aircross