O Campeonato Mundial de Motovelocidade começa no próximo dia 20 de março, no Qatar, com pilotos de diferentes idiomas entrando nas pistas, em especial na Moto2 e na 125cc, as duas categorias de acesso à MotoGP.
Na Moto2, Espanha e Itália ainda dominam amplamente o grid, mas a Suíça, Inglaterra e Alemanha já terão três pilotos cada uma. A temporada reserva ainda outras novidades: a Turquia vai contar com um representante em tempo integral, Kenan Sofuoglu, enquanto a Colômbia terá os irmãos Yonny e Santiago Hernández. Defendendo as cores da Tailândia, Ratthapark Wilairot disputará mais um campeonato, enquanto a Venezuela terá Robertino Pietri e o Qatar o piloto Mashel Al Naimi disputando pelo segundo ano o Campeonato do Mundo. Pilotos da Bélgica (Xavier Simeon), EUA (Kenny Noyes) e Austrália (Anthony West) completarão o grid da Moto2 em 2011.
A 125cc também contará com pilotos de várias partes do mundo, como o estreante português Miguel Oliveira, o holandês Jasper Iwema, o checo Jakub Kornfeil e o malaio Zulfahmi Khairuddin. Já a Índia estreia uma equipe, a Mahindra Racing, e terá ainda Sarath Kumar, como o primeiro piloto indiano a competir no Campeonato do Mundo de 125cc com a WTR-Ten10 Racing Team.
Somando as duas categorias no total serão 22 nacionalidades representadas em 2011. Em breve, pilotos brasileiros, como Eric Granado, certamente engrossarão essa lista.