Lecar anuncia fábrica no ES para fazer Tesla híbrido nacional de R$ 150.000
Projeto do Lecar 459 evoluiu em design e técnica: híbrido série terá motor de um Renault Kardian acoplado a um gerador WEG e a um motor elétrico de 163 cv
A Lecar realmente mudou seus planos radicalmente. Após anunciar que lançaria um carro híbrido em vez de um elétrico, a empresa apresentou um novo design para seu primeiro carro, detalhou sua mecânica e ainda anunciou a construção de sua fábrica.
A cidade escolhida foi Sooretama, no Espírito Santo, cerca de 119 km da capital Vitória. A unidade terá sua pedra fundamental lançada ainda em 2024 e tem inauguração prevista para agosto de 2026. Quando pronta, a Lecar terá capacidade de construir 120.000 carros por ano, com cerca de 1.500 funcionário e até 3.000 terceirizados.
A área total tem 460.000 m², sendo 100 mil metros de área construída. O investimento inicial para a fábrica da marca será de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões para instalações e R$ 630 milhões em automações para a linha de montagem. Porém, a empresa ainda analisa a busca de financiamentos junto a bancos como o BNDES.
A localização escolhida para a fábrica da empresa é totalmente definida por conta de logística. A cidade de Sooretama fica a apenas 25 km do aeroporto de Linhares e cerca de 100 km do porto de Espírito Santo, grande responsável por exportações e importações brasileiras.
O que sabemos sobre o Lecar 459
O primeiro carro a ser construído nesta planta será o Lecar 459 Híbrido que, pelo menos, evoluiu bastante em sua proposta de design.
Inicialmente, o projeto de aspecto amador era de um carro elétrico. Mas, as coisas mudaram e a empresa seguiu no projeto final com um modelo híbrido. Na verdade, será um híbrido em série, ou seja, com movido por um motor elétrico alimentado por um motor flex, em um sistema semelhante ao do BMW i3.
A Lecar detalhou que o 459 híbrido. Terá um motor três cilindros 1.0 turbo de 122 cv da Horse (empresa da Renault e da Geely) semelhante ao do Renault Kardian. Esse motor será instalado na dianteira do carro, na longitudinal, acionando um gerador WEG de 50 kW.
Escolheram esse sistema ao invés de um HEV por conta do índice de emissões menor quando o motor a combustão tem funcionamento estacionário.
O gerador será responsável pela energia que alimentará o motor elétrico traseiro da HEPU Power, com 163 cv de potência e 26,3 kgfm. Este será o único motor responsável por mover o carro, que promete chegar aos 100 km/h em 10,9 segundos.
A energia que sobrar será acumulada em uma bateria de 18,4 kWh da marca Winston para uma autonomia combinada de 1.000 km. E aqui está uma particularidade importante deste projeto: prometem que o carro será capaz de rodar até 100 km em modo elétrico, mas a única forma de recarregar a bateria será utilizando o motor a combustão.
Ao menos neste momento, o projeto do Lecar 459 não contempla uma tomada para um carregador externo. Não faz sentido, portanto, usar uma bateria tão grande quanto a de um híbrido plug-in. Seria possível economizar custo e peso com o uso de uma bateria menor. Mas a empresa também considera fazer uma versão elétrica, pois o carro já terá espaço para uma bateria maior.
As medidas do Lecar 459 são as seguintes: 4,35 m de comprimento; 1,82 m de largura; 1,52 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O peso fica na casa dos 1.396 kg e, segundo a marca, o porta-malas terá 530 l de capacidade. O carro também contaria com sistema completo de ADAS, com sistema de permanência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de frenagem de emergência e mais. Ainda assim o índice de nacionalização seria de 83%.
Todos os números divulgados de peso, desempenho e rendimento ainda são estimados. Agora que encontraram um novo norte para o design, vão começar a engenharia. Também por isso, o carro definitivo certamente terá uma grade para facilitar o arrefecimento do motor a combustão.
Existe, também, uma estimativa de preço: R$ 150.000.
O Lecar 459 foi inteiramente remodelado, passou por uma grande evolução e acabou ficando parecido com os carros da Tesla. O para-choque é liso, com apenas duas entradas de ar nas extremidades e na parte inferior. Há também faróis estreitos e um capô sem vincos.
A lateral traz rodas de liga leve de 18”, maçanetas embutidas e apenas dois vincos ao redor das portas dianteira e traseira. Podemos ver também o caimento cupê na coluna C do modelo.
Para finalizar, a traseira tem lanterna contínua interligada e que avança um pouco para a lateral do veículo. O design é bem modesto, com visual minimalista e poucos detalhes. Fotos da cabine não foram divulgadas.