Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Land Cruiser volta mais barato, com estilo retrô e motor de Hilux e SW4

Clássico off-road ganha nova geração com homenagens ao passado e mais potente do que o Defender

Por Lukas Kenji
Atualizado em 2 ago 2023, 13h19 - Publicado em 2 ago 2023, 13h19
Toyota Land Cruiser 2024
Land Cruiser tem opção com pintura bicolor (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota Land Cruiser está de volta. Após ter saído de linha em 2021, o ícone off-road que mantém a linhagem do Land Cruiser Prado vendido no Brasil nos anos 2000 ganhou uma nova geração com tecnologias contemporâneas. O mais legal é que ele ainda mantém a personalidade que sempre fez parte deste modelo nascido na década de 1950.

A oferta de motores é restrita, ao contrário da variedade de versões disponíveis. Para o mercado dos Estados Unidos, o que mais chamou atenção foi o preço. Há três anos, as últimas unidades do veículo eram tabeladas na casa dos 85.000 dólares, enquanto agora é possível encontrar configurações a partir de 50.000 dólares, equivalente a cerca de R$ 240.000.

Vale explicar que este Land Cruiser é posicionado abaixo do Land Cruiser 300, SUV mais luxuoso que foi atualizado há poucos anos.

Toyota Land Cruiser 2024
Versão First Edition é limitada a 5.000 unidades (Divulgação/Toyota)

O Land Cruiser chega às lojas norte-americanas apenas em março de 2024, com a opção do motor híbrido leve i-Force Max. Derivado da picape Tacoma, ele combina um propulsor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros com uma bateria de 1,87 kWh. Esse conjunto desenvolve 331 cv de potência e 64,2 kgfm de torque máximo, e a transmissão é automática de oito velocidades.

Compartilhe essa matéria via:

Já na Europa, o modelo também será lançado no próximo ano, mas com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, o mesmo da Toyota Hilux e do SW4 vendidos no Brasil. A Toyota confirmou que também lançará uma opção turbodiesel combinada com um motor elétrico de 48 volts, que também é esperado para a picape.

Toyota Land Cruiser 2024
Versao 1958 (Divulgação/Toyota)

O projeto do Land Cruiser 2025 é baseado no Lexus GX, buscando entregar uma pegada “autêntica e atemporal” com componentes que mesclam estilos contemporâneos e clássicos.

A versão de entrada, por exemplo, tem o nome de “1958”. Ela possui faróis redondos e o nome da montadora em destaque na grade. A configuração vem com estofamento em tecido, central multimídia de oito polegadas, bancos dianteiros e volante com aquecimento, carregador de smartphone por indução e sistema de som com seis alto-falantes.

Toyota Land Cruiser 2024
Versão 1958 é de entrada (Divulgação/Toyota)

Já a configuração Land Cruiser (sim, há uma versão com o mesmo nome do carro) faz referência ao projeto FJ62 da década de 1980, e conta com faróis diferentes. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos e ventilados, e têm ajustes elétricos. A tela multimídia é maior, com 12,3 polegadas, enquanto o sistema de áudio possui dez alto-falantes.

Toyota Land Cruiser 2024
Interior da versão Land Cruiser (Divulgação/Toyota)

Existe também a opção do pacote premium, que inclui bancos aquecidos e ventilados revestidos em couro, head-up display, retrovisor digital, teto solar e sistema de áudio da JBL com 14 alto-falantes.

O rival do Land Rover Defender oferece ainda a opção “First Edition”, limitada a 5.000 unidades. Ela tem componentes off-road mais robustos, como protetor de cárter dianteiro, barras de proteção laterais e rack de teto funcional.

Continua após a publicidade
Versão do Land Cruiser Europeu
Opção dedicada ao mercado europeu (Divulgação/Toyota)

Toda a gama é equipada com pneus todo-terreno, e o conjunto de rodas pode variar de 18 a 20 polegadas. Há ainda sete alternativas de cores, algumas das quais permitem combinação com outra tonalidade para o teto.

Números off-road

O veículo, com 4,92 metros de comprimento, é 16 cm maior do que o Defender. Por outro lado, o entre-eixos de 2,85 m é 17 cm mais curto em relação ao rival britânico na configuração 110.

Europa tem versão com motor turbodiesel
Europa tem versão com motor turbodiesel (Divulgação/Toyota)

O Land Cruiser tem uma altura de 22,1 cm em relação ao solo. O ângulo de ataque é de 30º, enquanto o ângulo de saída é de 22º. Todas as versões vêm com controle de assistência em descidas e controle de cruzeiro em baixas velocidades, com foco no off-road.

Outros sistemas dinâmicos do carro fazem parte do pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui assistente de manutenção em faixa, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, além de um controle de cruzeiro adaptativo convencional. O pacote também oferece faróis altos automáticos, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Toyota Land Cruiser 2024
Modelo tem diversas opções de acabamento (Divulgação/Toyota)

O veículo, baseado na plataforma TNGA-A, possui uma maior quantidade de aços de alta resistência, além de um novo ajuste de suspensão dianteira baseada em amortecedores mais robustos.

Continua após a publicidade

Outros itens que compõem o caráter fora de estrada do modelo são o seletor de terreno e o engate para reboque. O Land Cruiser é capaz de tracionar até 2.722 quilos.

A Toyota afirmou que disponibilizará mais de 100 acessórios, incluindo protetores de cárter e barras de proteção laterais para deixar o modelo ainda mais aventureiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.