Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Land Cruiser volta mais barato, com estilo retrô e motor de Hilux e SW4

Clássico off-road ganha nova geração com homenagens ao passado e mais potente do que o Defender

Por Lukas Kenji
Atualizado em 2 ago 2023, 13h19 - Publicado em 2 ago 2023, 13h19
Toyota Land Cruiser 2024
Land Cruiser tem opção com pintura bicolor (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota Land Cruiser está de volta. Após ter saído de linha em 2021, o ícone off-road que mantém a linhagem do Land Cruiser Prado vendido no Brasil nos anos 2000 ganhou uma nova geração com tecnologias contemporâneas. O mais legal é que ele ainda mantém a personalidade que sempre fez parte deste modelo nascido na década de 1950.

A oferta de motores é restrita, ao contrário da variedade de versões disponíveis. Para o mercado dos Estados Unidos, o que mais chamou atenção foi o preço. Há três anos, as últimas unidades do veículo eram tabeladas na casa dos 85.000 dólares, enquanto agora é possível encontrar configurações a partir de 50.000 dólares, equivalente a cerca de R$ 240.000.

Vale explicar que este Land Cruiser é posicionado abaixo do Land Cruiser 300, SUV mais luxuoso que foi atualizado há poucos anos.

Toyota Land Cruiser 2024
Versão First Edition é limitada a 5.000 unidades (Divulgação/Toyota)

O Land Cruiser chega às lojas norte-americanas apenas em março de 2024, com a opção do motor híbrido leve i-Force Max. Derivado da picape Tacoma, ele combina um propulsor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros com uma bateria de 1,87 kWh. Esse conjunto desenvolve 331 cv de potência e 64,2 kgfm de torque máximo, e a transmissão é automática de oito velocidades.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Já na Europa, o modelo também será lançado no próximo ano, mas com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, o mesmo da Toyota Hilux e do SW4 vendidos no Brasil. A Toyota confirmou que também lançará uma opção turbodiesel combinada com um motor elétrico de 48 volts, que também é esperado para a picape.

Toyota Land Cruiser 2024
Versao 1958 (Divulgação/Toyota)

O projeto do Land Cruiser 2025 é baseado no Lexus GX, buscando entregar uma pegada “autêntica e atemporal” com componentes que mesclam estilos contemporâneos e clássicos.

Continua após a publicidade

A versão de entrada, por exemplo, tem o nome de “1958”. Ela possui faróis redondos e o nome da montadora em destaque na grade. A configuração vem com estofamento em tecido, central multimídia de oito polegadas, bancos dianteiros e volante com aquecimento, carregador de smartphone por indução e sistema de som com seis alto-falantes.

Toyota Land Cruiser 2024
Versão 1958 é de entrada (Divulgação/Toyota)

Já a configuração Land Cruiser (sim, há uma versão com o mesmo nome do carro) faz referência ao projeto FJ62 da década de 1980, e conta com faróis diferentes. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos e ventilados, e têm ajustes elétricos. A tela multimídia é maior, com 12,3 polegadas, enquanto o sistema de áudio possui dez alto-falantes.

Toyota Land Cruiser 2024
Interior da versão Land Cruiser (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Existe também a opção do pacote premium, que inclui bancos aquecidos e ventilados revestidos em couro, head-up display, retrovisor digital, teto solar e sistema de áudio da JBL com 14 alto-falantes.

O rival do Land Rover Defender oferece ainda a opção “First Edition”, limitada a 5.000 unidades. Ela tem componentes off-road mais robustos, como protetor de cárter dianteiro, barras de proteção laterais e rack de teto funcional.

Versão do Land Cruiser Europeu
Opção dedicada ao mercado europeu (Divulgação/Toyota)

Toda a gama é equipada com pneus todo-terreno, e o conjunto de rodas pode variar de 18 a 20 polegadas. Há ainda sete alternativas de cores, algumas das quais permitem combinação com outra tonalidade para o teto.

Continua após a publicidade

Números off-road

O veículo, com 4,92 metros de comprimento, é 16 cm maior do que o Defender. Por outro lado, o entre-eixos de 2,85 m é 17 cm mais curto em relação ao rival britânico na configuração 110.

Europa tem versão com motor turbodiesel
Europa tem versão com motor turbodiesel (Divulgação/Toyota)

O Land Cruiser tem uma altura de 22,1 cm em relação ao solo. O ângulo de ataque é de 30º, enquanto o ângulo de saída é de 22º. Todas as versões vêm com controle de assistência em descidas e controle de cruzeiro em baixas velocidades, com foco no off-road.

Outros sistemas dinâmicos do carro fazem parte do pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui assistente de manutenção em faixa, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, além de um controle de cruzeiro adaptativo convencional. O pacote também oferece faróis altos automáticos, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Continua após a publicidade
Toyota Land Cruiser 2024
Modelo tem diversas opções de acabamento (Divulgação/Toyota)

O veículo, baseado na plataforma TNGA-A, possui uma maior quantidade de aços de alta resistência, além de um novo ajuste de suspensão dianteira baseada em amortecedores mais robustos.

Outros itens que compõem o caráter fora de estrada do modelo são o seletor de terreno e o engate para reboque. O Land Cruiser é capaz de tracionar até 2.722 quilos.

A Toyota afirmou que disponibilizará mais de 100 acessórios, incluindo protetores de cárter e barras de proteção laterais para deixar o modelo ainda mais aventureiro.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.