Revuelto: Lamborghini mais rápido da história é híbrido V12 com 1015 cv
Primeiro supercarro híbrido da Lamborghini tem quatro motores e pode funcionar só com 180 cv
Adeus, Aventador. Olá, Revuelto. A Lamborghini já havia revelado quase tudo sobre seu novo supercarro que, mais do que um sucessor para o Aventador, coloca a fabricante italiana na era dos híbridos plug-in sem dispensar aquele que é o motor V12 mais potente de sua história. Realmente, o que faltava era conhecer o carro e seu nome.
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Além do codinome LB744, código alfanumérico que todo modelo da marca carrega, o modelo também mantém a tradição de homenagear touros de competição famosos em seu batismo. Enfim,, o Revuelto foi revelado ao mundo por completo em Sant´Agata Bolognese, onde está a sede da Lamborghini.
O Lamborghini Revuelto é o que a fabricante chama de HPEV, sigla em inglês para veículo eletrificado de alta performance. Ele combina um motor V12 6.5 aspirado de 825 cv a outros três elétricos. Juntos, os quatro motores oferecem até 1.015 cv de potência.
A marca divulga o torque separado por motores: são 73,7 kgfm no V12 e 35,7 kgfm em cada um dos elétricos. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo a marca, com estas credenciais ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de ultrapassar os 350 km/h. É o carro mais rápido da história da marca.
São estes mesmos quatro motores que, além de entregarem todo o desempenho do superesportivo, configuram a tração integral. Não há peças mecânicas para esta distribuição, mas um funcionamento eletrônico, já que o eixo dianteiro é movido por dois dos motores elétricos e, o traseiro, pelo terceiro elétrico e pelo V12.
Para atender às demandas de uso, o Revuelto tem três modos de funcionamento: Recharge, no qual o motor a combustão funciona para tracionar e recarregar a bateria de 3,8 kWh; Hybrid, que alia desempenho e economia, variando entre os motores elétricos e o térmico, como qualquer outro híbrido; e Performance, onde todos os motores se unem para entregar o máximo de potência e torque.
Além destes, existem outros 13 modos de condução. Entre eles, como destaque, está o modo “cidade”, que limita a potência do modelo a 180 cv e faz com que ele funcione apenas com os motores elétricos. O foco é rodar sem ruídos e emissões em centros urbanos. O Corsa oferece o máximo do desempenho, enquanto o Sport entrega diversão e, o Strada, é para viagens mais longas por aliar prazer e conforto ao dirigir, segundo a marca.
Na estrutura, o Lamborghini Revuelto teve seu motor rotacionado em 180° para que a transmissão fique na parte de trás, enquanto a bateria fica onde antes estava a transmissão, entre os ocupantes e o motor. Os freios são de carbono-cerâmica e a estrutura monocoque também é em fibra de carbono.
A Lamborghini revelou ainda que o sucessor do Aventador teve a aerodinâmica melhorada em relação ao antecessor, com ganho de 61% na eficiência e de 66% no downforce. Ainda na comparação, o LB744 é 10% mais leve e tem uma rigidez de torção 25% maior. A distribuição de peso no modelo é de 44% da dianteira e 56% na traseira.
O visual do Revuelto é típico de um Lamborghini e tem forte inspiração em seus antepassados, como Diablo, Countach e o próprio Aventador, mantendo a identidade que adiciona letras Y em linhas da carroceria e dos conjuntos de iluminação. A frente em cunha tem linhas bastante agressivas.
Na traseira, além das estreitas e horizontalizadas lanternas, quem se destaca é a dupla saída de escape em posição alta, que tem suas linhas iniciadas ainda no teto – formando, novamente, a letra Y. As rodas são de 20 polegadas com pneus 265/35 na dianteira e de 21 polegadas com pneus 345/30 na traseira.
Por dentro, o Revuelto mantém a identidade da letra Y, mas inaugura soluções. Uma delas é a digitalização quase que completa. Há três grandes telas: uma de 12,3″ para o quadro de instrumentos, uma de 8,4″ para a central multimídia e outra de 9,3″ à frente do passageiro. É possível “jogar” informações da central para as telas laterais passando dois dedos sobre a tela, em efeito de arrasto.
O acabamento varia com texturas e materiais, mantendo a fibra de carbono aparente em diversos pontos. Nos quais eles não são visíveis, conte com Alcântara e couro – são 70 opções de cores.
O Revuelto também é o primeiro Lamborghini com sistemas ADAS, ou seja, auxílios semiautonomos para condução. Entre eles, há piloto automático adaptativo, assistente de saída de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro. Outra inovação para a marca é o nível de conectividade.
Por dentro, a evolução também é notável. São três telas: uma de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos, a vertical de 8,4 polegadas no console central e ainda uma de 9,1 polegadas à frente do passageiro. Todas são controladas por uma mesma central e isso permite que todas funcionem integradas entre si, podendo arrastar as informações de uma para a outra.
O volante também é novo e tem todos os comandos que estariam em hastes concentrados nele. Das setas aos comandos dos limpadores de para-brisa. Além, claro, dos controles dos 13 modos de condução (incluso um botão para a ativação do modo elétrico), do lift da suspensão e dos faróis, de leds matriciais.
Mas este é apenas o início da linhagem o Lamborghini Revuelto. Nos próximos anos ainda terá versões Roadster e, claro, a Super Veloce (SV), com a vantagem de que desta vez poderão aumentar a potência do motor V12 e também a entrega dos motores elétricos.