Lamborghini recria primeira unidade do Countach destruída há quase 50 anos
Após o pedido de um cliente para o centro de modelos clássicos da empresa em 2017, a unidade do protótipo do Countach LP 500 finalmente está pronta

Em 2021 a Lamborghini comemora 50 anos do lançamento do primeiro Countach, um esportivo que marcou época e inspirou diversos modelos. Para celebrar a data, a empresa o recriou na forma do Countach LPI 800-4 um superesportivo moderno, baseado no Aventador e com mecânica híbrida que rende 814 cv.
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As comemorações continuam. A empresa italiana não achou o suficiente lançar um nova edição limitada a 112 unidades, então resolveu recriar um de seus carros mais importantes. Simplesmente recriaram o primeiro protótipo do Countach original, de 1971, um carro que acabou destruído em 1974 em um teste de colisão e nunca mais foi visto.

A réplica da primeira versão do esportivo clássico foi entregue a um cliente da marca que não foi identificado. A Lamborghini apenas afirmou que se trata de um aficionado por carros clássicos, como é o caso deste Countach.

O cliente misterioso pediu, ainda em 2017, uma unidade do protótipo LP 500 do esportivo construída totalmente do zero para o Polo Storico, o departamento da marca direcionado aos clássicos.

O fato do carro ter sido destruído dificultou o trabalho de fabricação já que, sem a presença de um modelo para utilizar como base, os funcionários da Lamborghini foram obrigados a pesquisar todas as informações disponíveis em documentos, fotos e desenhos originais. Ao todo foram quase 2.000 horas apenas para redesenhar as linhas gerais do modelo.

A produção começou com o chassi, diferente do tubular que o Countach original usava, e seguiu-se com a carroceria. Foram utilizadas peças de reposição dos anos 70 restauradas pela empresa, incluindo o motor V12 central.

Os detalhes não param por aí. Até o jogo de pneus Cinturato CN12 foi recriado com a ajuda da Fondazione Pirelli. Apesar do visual e da estética antiga, eles utilizam tecnologia moderna em sua composição. Por último, mas não menos importante, o modelo recebeu a cor “Giallo Fly Speciale”. O projeto consumiu 25.000 horas de trabalho.

O presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, se mostrou contente com o trabalho entregue, principalmente em um ano de comemoração aos 50 anos de existência do clássico esportivo da marca. “É algo extraordinário (entregar o projeto) porque nos permite admirar o lendário LP 500 de 1971 pessoalmente pela primeira vez em muitos anos”, explicou o executivo.
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