A Lamborghini revelou todos os detalhes do Centenario, superesportivo construído para homenagear os 100 anos desde o nascimento de Ferruccio Lamborghini, fundador da marca. Mais do que isso, o modelo é classificado como o mais potente já produzido pela fabricante italiana e será limitado em apenas 40 unidades, sendo 20 cupês e 20 conversíveis, todas já vendidas. O preço de cada unidade? Iniciais US$ 1,9 milhão.
Leia mais:
>> Mansory cria Aventador Superveloce exclusivo para bilionário europeu
Baseado no Aventador, o Centenario tem desenho ainda mais agressivo, com faróis maiores, grandes aberturas frontais, laterais e traseiras, e lanternas inspiradas no superexclusivo Veneno. O modelo tem a carroceria totalmente produzida em fibra de carbono que, além do visual esportivo da trama cinza, proporciona o baixo peso de apenas 1.520 kg. Na traseira, um aerofólio se ergue para segurar, ainda mais, o carro no chão.
O interior abusa de porções em fibra de carbono e revestidas em Alcantara – incluindo o volante -, enquanto o quadro de instrumentos destaca o conta-giros como todo superesportivo que se preze. O destaque, porém, fica para a tela central de 10,1 polegadas sensível ao toque com plataforma Apple CarPlay. Além das funções primordiais de um sistema multimídia e de navegação na web, a central pode ser usada nas pistas para medições de desempenho, acompanhada de duas câmeras externas que filmam toda a ação.
Como não poderia deixar de ser para o Lamborghini mais potente já feito em Sant’Agata Bolognese, sede da marca, os números surpreendem. O motor V12 6.5 aspirado teve sua potência aumentada para 780 cv de potência. Com isso, o Centenario vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 300 km/h em 23,5 segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 350 km/h.