Kyocera Moeye é carro-conceito com visão de raios X no painel
Fabricante japonês de componentes eletrônicos apresentou o protótipo com tecnologias já existentes fora do setor automotivo
Talvez você pense que visão de raios X só existe no Batmóvel ou nos carros do 007. Mas o carro-conceito Moeye, criado pela japonesa Kyocera – que nunca produziu automóveis –, aposta no sistema digno de James Bond para se destacar.
De acordo com o fabricante (especializado em cerâmicas industriais, sistemas de energia solar, telecomunicação e equipamentos de imagem), esse protótipo serve para demonstrar diferentes aplicações de tecnologias que existem atualmente.
Em vez de painel tradicional, o modelo tem um conjunto de telas capazes de reproduzir as imagens da via, por meio de camuflagem ótica, simulando que são áreas transparentes. Já portas e teto imitam a iluminação natural gerada pelo Sol.
E, apesar de não existir previsão para fabricação do Moeye, algumas das funcionalidades apresentadas no primeiro protótipo da Kyocera acabaram chegando às ruas, como quadro de instrumentos e retrovisores digitais, além de câmeras 360º.
No carro-conceito mais recente, também há sistema de condução autônoma – o que não é nenhuma novidade entre os estudos apresentados pelas marcas –, só que, do lado de fora, o visual tem inspiração no passado, com uma pitada “retrô”.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.