“Kombi” elétrica pode ser picape, van, veículo de camping ou um furgão
Com mais de dez tipos de carrocerias, o utilitário de uma startup alemã já possui planos para ir para fora da Europa
Se tem uma palavra que pode resumir o Xbus, mini-utilitário elétrico da startup alemã ElectricBrands, é versatilidade. O pequenino é o famoso “pau pra toda obra”, podendo ser uma picape, uma van, veículo de camping ou um furgão.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
Ao todo, são mais de dez combinações de carroceria que funcionarão no estilo LEGO — só encaixar e pronto, você tem um novo utilitário. Além das diferentes carrocerias, também estão disponíveis duas opções de chassi: um off-road, com suspensão todo-terreno mais alta, e um padrão, mais baixo e ideal para cidades e estradas
Seu nome original, desde a época de protótipo, era eBussy. A troca veio recentemente, provavelmente por motivos de piadas, já que a pronúncia pode remeter a outra palavra com conotação sexual (entendedores entenderão).
A versatilidade também aparece na hora de carregar as baterias. Além do carregamento convencional, através das tomadas domésticas ou carregador de alta voltagem, o EV também contará com estações onde o condutor poderá trocar seu pack de bateria por outro com 100% de carga. Os painéis solares instalados no teto do XBUS, garantem ainda pelo menos mais 200 km de autonomia diária.
O EV também tem duas opções de trem de força, ambas com tração 4×4 e quatro motores, garantindo aproximadamente 102 kgfm de torque. Suas baterias estão disponíveis em tamanhos entre 10 e 30 kWh, que dão uma autonomia de 200 a 600 km no total. A potência divulgada é de 15 Kw, ou aproximadamente 20 cv.
Menor que a nova Strada, o XBUS possui 3,64 m de comprimento por 1,60 de largura. Podendo pesar entre 450 e 600 kg, ele é tão leve que na Europa poderia ser homologado na mesma categoria dos quadriciclos. Mas a EletricBrands já garantiu que o seu EV está regulamentado para transportar até 3 passageiros.
Mesmo com sua baixa estatura, o utilitário é feito para trabalho de gente grande. Sua capacidade máxima de carga é de 1.000 kg, 280 kg a mais do que a picape da Fiat.
A versão mais barata, de apenas dois lugares e chassi plano, estará disponível para encomendas por $15.800 euros. Já a mais completa, voltada para o camping off-road, está sendo vendida por €$ 26.800.
Na versão “Camper” o utilitário se transforma em trailer doméstico, com TV, frigobar, pia e reservatório para água potável. Além disso, ele conta com um teto pop-up central sanfonado na parte traseira, que aumenta a altura para 2,2 m e um slide-out, também traseiro, que estende a caçamba em mais 2,10 m de comprimento por 1,30 de largura.
Os módulos de carroceria também estarão disponíveis separadamente. De acordo com as estimativas iniciais, os preços estarão entre $800 e $11.000 euros.
Para os países europeus, as reservas já estão acontecendo e com um belo desconto de mil euros. A ideia da EletricBrands é expandir a disponibilidade para fora da Europa a partir do próximo ano. Nos EUA as reservas já começarão em setembro
No site oficial, uma contagem regressiva está rodando para o lançamento oficial do veículo. Com transmissão via stream, o evento será dia 7 de julho às 19:07 (horário da Europa central).
Após o sucesso do projeto do XBUS, a empresa pretende criar uma versão XL, maior e com capacidade para mais passageiros. Entretanto, essa ideia ainda não tem data para sair do papel.