A Kia Motors apresentou nesta domingo, 7 de abril, o novo Cerato no Brasil. Estrela da marca no último Salão do Automóvel, realizado entre outubro e novembro de 2012, o sedã está maior, mais espaçoso e também mais caro que seu antecessor.
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O estilo moderno expõe os princípios do designer (e agora também presidente da Kia) Peter Schreyer, responsável por revolucionar o desenho dos modelos da marca sul-coreana. Com 4,56 metros de comprimento (três centímetros a mais que o antigo Cerato) e distância entre-eixos de 2,70 metros (cinco centímetros maior), a terceira geração do modelo tem faróis e lanternas grandes, lembrando um pouco o “irmão maior” Optima.
Se o design mudou radicalmente, nada foi alterado debaixo do capô. O Cerato é equipado com o mesmo motor Gamma 1.6 16V Flex, com 128 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 16,5 mkgf a 5.000 rpm com etanol no tanque. O conjunto é idêntico ao utilizado no Soul e no Cerato atual.
Serão oferecidas duas versões de acabamento (batizadas com os códigos E.244 e E.294), com câmbio manual ou automático com trocas sequenciais, ambos com seis marchas. A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado com duas zonas de temperatura, direção com assistência elétrica, piloto automático, computador de bordo, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, volante revestido em couro com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema de som com CD Player e conexão para iPod e auxiliar e LEDs nos faróis e lanternas.
Enquanto define quando construirá uma fábrica no Brasil (a Kia afirma que é uma decisão inevitável, mas não sabe se a responsabilidade ficará com a própria empresa ou com o grupo Gandini, importadora oficial no país), a montadora aponta como principais rivais do Cerato os modelos Hyundai Elantra, Honda Civic, Toyota Corolla e VW Jetta. Os preços do novo Cerato começam em 67.900 reais e vão até 71.900 reais sem opcionais.