O Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY) anunciou os cinco carros vencedores em suas respectivas categorias no fim de janeiro e agora o prêmio anuncia o grande vencedor: o Kia EV9. O anúncio coincide com o dia internacional da mulher, 8 de março, respeitando o horário da Nova Zelândia, local onde a premiação foi criada.
Na segunda rodada do prêmio, esses finalistas serviram de base para escolher o Melhor Carro do Mundo 2024. “A eleição deste ano foi particularmente difícil devido ao excelente nível de todos os candidatos. Cada um dos finalistas teve mérito suficiente para ganhar o troféu. O Kia EV9 prevaleceu sobre seus rivais porque é um veículo capaz de atender às necessidades dos consumidores em todas as partes do mundo”, disse Marta Garcia, Presidente da WWCOTY.
O Kia EV9 é o primeiro SUV elétrico da marca sul-coreana com até sete lugares e se destaca pelo desempenho, design inovador, carregamento ultra rápido e a tecnologia embarcada.
O Women’s Worldwide Car of the Year é composto por uma equipe de 75 mulheres jornalistas automotivas de 52 países dos cinco continentes. É o único júri exclusivamente feminino na indústria automotiva e tenho orgulho de ser a única brasileira a fazer parte do júri.
A minha justificativa para votar no EV9 foi que o EV9 “tem soluções muito avançadas. O interior, projetado para sete pessoas, pode ser transformado em uma sala de estar graças aos assentos giratórios de 180 graus. A versão mais potente, com dois motores elétricos, é capaz de produzir até 384 cv com desempenho impressionante.”
Já a Liz Swanton, jornalista da Austrália, disse: “O EV9 me empolgou por causa das portas que abre para veículos elétricos multiuso. É difícil acreditar que este veículo grande, confortável e versátil não precise de um tanque de gasolina ou diesel.”
E a norte americana Tanya Gazdik foi categórica em afirmar que esse SUV da Kia é um verdadeiro divisor de águas para os veículos elétricos. “Provavelmente no futuro diremos que com seu lançamento os carros elétricos se tornaram realmente acessíveis, fáceis de usar e desejáveis para todos os consumidores. Nenhum outro veículo levou os limites do design e da engenharia a esse limite”, afirmou Tanya.