A Kia Motors do Brasil anunciou que importará a versão elétrica do Soul, logo após a publicação da resolução 96 da Camex (Câmara de Comércio Exterior). A medida zera o imposto de importação deste tipo de veículo, reduzindo seu custo para o consumidor – até então o valor era de 35% sobre o valor do produto. No entanto, haverá graduações para a aplicação do tributo (2%, 4%,5% e 7%), dependendo da categoria e eficiência de cada modelo.
De acordo com a marca, o Soul EV já está homologado para rodar no país e seu funcionamento é 100% elétrico. Suas baterias prometem autonomia média de 199 quilômetros com carga completa. O Nissan Leaf, na prática, tem alcance de aproximadamente 100 quilômetros – embora a marca declare autonomia de cerca de 140 quilômetros.
O usuário terá a disposição dois métodos de recarga – um deles de carga rápida, permitindo que os acumuladores tenham 80% de sua capacidade preenchida em cerca de 30 minutos. Em tomada comum de 240 V, serão necessárias cinco horas.
A empresa divulga que o Soul EV atinge velocidade máxima de 145 km/h, com torque máximo de 29 mkgf. O sistema de tração é limitado ao eixo dianteiro.
De série, o modelo vem com ar-condicionado, vidros e banco do motorista elétricos, câmera de ré, sistema de navegação com tela de 8 polegadas e piloto automático.