JLR anuncia investimentos em elétricos e acaba com a marca Land Rover
Sigla vai englobar quatro marcas e quer ser referência de elétricos de luxo até 2030
A antiga Jaguar Land Rover agora é somente JLR, um grupo que vai concentrar quatro marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. As três primeiras eram, até então, submarcas da Land Rover, que deixa de existir depois de 75 anos de história de uma das mais icônicas empresas fabricantes de utilitários esportivos.
Junto com essa notícia está o investimento de 15 bilhões de libras, ou cerca de R$ 94,1 bilhões, na produção de elétricos, novas plataformas, serviços autônomos e inteligência artificial, entre outros.
O primeiro passo é adaptar a fábrica de Halewood, no Reino Unido, para fabricar somente modelos elétricos sobre a plataforma EMA. A meta da JLR é ser referência de elétricos de luxo até 2030. O primeiro modelo a sair de lá será um Range Rover médio em 2025 que, claro, será totalmente elétrico.
Em outras unidades a JLR manterá a arquitetura plataforma MLA na qual o Range Rover e o Range Rover Sport são construídos, oferecendo motor de combustão interna, híbridos e opções de veículos elétricos a bateria.
Já a marca Jaguar será usada para carros de luxo e o primeiro modelo dessa nova fase será um GT de quatro portas que usará uma plataforma própria, a JEA. O esportivo será elétrico com alcance de até 700 km e será o Jaguar mais potente da história, segundo a empresa. O preço ficará em torno de 100 mil libras, ou R$ 627 mil reais.