Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep, Toyota e VW foram as marcas que mais perderam clientes para BYD e GWM

Pesquisa avaliou a migração dos clientes de marcas tradicionais para as chinesas estreantes e Jeep foi quem mais sofreu

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 set 2024, 12h01 - Publicado em 3 set 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Que as chinesas BYD e GWM têm se destacado no mercado brasileiro não é novidade. No último mês de julho, a BYD liderou as vendas de elétricos, com 71,3% de participação. Entre os híbridos, foi a GWM no topo do ranking, detendo 26,3% das vendas. De janeiro a julho, a BYD já vendeu 38.631 modelos eletrificados, contra 15.914 da GWM. Assim, com os números expressivos de vendas para as novatas, fica a dúvida: de onde vêm tantos clientes?

    A MegaDealer, empresa especializada em pesquisas para o setor automotivo, divulgou dados interessantes sobre a origem dos clientes das marcas chinesas, classificando as sete marcas dos usados que mais entraram na troca por modelos novos chineses.

    Compartilhe essa matéria via:

    De acordo com a pesquisa, durante o segundo trimestre, 12% dos novos clientes da BYD vieram de modelos da Jeep. Em seguida, com 10% cada uma, aparecem Hyundai e Volkswagen. Completando as sete marcas estão Chevrolet (9%), Toyota (8%), Fiat (8%) e Honda (7%).

    2FLP6560-ABRE-ORA-x-Dolphin
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Na GWM, os números têm maiores degraus, como é o caso dos clientes da Jeep, que também representam a maioria: 17% dos compradores, entre os meses de maio e julho. A Toyota aparece em segundo, com 11%, seguida pela Volkswagen (10%). Depois, há os 8% que tinham Chevrolet e optaram por um GWM, mesma porcentagem de Honda e Hyundai. A Fiat vem em último, com 5% de participação.

    Na mesma pesquisa, contemplando o primeiro trimestre do ano, que classificava dez marcas (e não sete), a própria GWM aparecia em 10º lugar, com 3%, mostrando que a marca já fideliza clientes, os quais trocaram um GWM por outro.

    A pesquisa abrange todos os modelos vendidos por BYD e GWM, mas a presença de ex-clientes da Jeep no topo de ambas mostra a força dos SUVs híbridos das marcas, que disputam mês a mês a liderança do segmento. Eles, certamente, são as maiores apostas de ex-proprietários de Compass e Commander.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.