Embora seja um sucesso no Brasil, o Jeep Renegade vai sair de linha nos Estados Unidos e no Canadá. O SUV compacto, que por aqui já está na linha 2024, na América do Norte nem sequer recebeu a reestilização que vimos em 2022 e vai sair de linha por um motivo inusitado – e fora de cogitação no nosso mercado.
O antigo carro de entrada da Jeep nos países norte-americanos tem seu fim decretado por causa de seu irmão maior, o Jeep Compass.
Acontece que Estados Unidos e Canadá recebem unidades dos dois modelos fabricadas na Itália. Transporte e impostos acabam fazendo com que ambos os carros sejam vendidos praticamente pelo mesmo preço. O SUV médio da Jeep custa cerca de US$ 28.400 (R$ 140.060), enquanto o Renegade está saindo por cerca de US$ 28.445 (R$ 140.282).
Trazendo para a realidade brasileira, isso é algo praticamente impossível. Por aqui, a diferença de preço entre as versões de entrada dos SUVs é de R$ 52.600, sendo que o Jeep Renegade parte dos R$ 125.990 e o Compass, dos R$ 178.590.
Por conta dessa equiparação de preços, as vendas do Renegade vêm em queda desde 2016, quando o carro bateu a marca histórica de 106.606 unidades vendidas nos EUA em apenas um ano. No ano passado, vendeu apenas 27.549 unidades em 2022 e neste ano há uma queda de 35% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Embora não tenha sido reestilizado – repare que o painel ainda é o antigo – o Jeep Renegade até ganhou versões híbridas com o motor 1.3 turbo nos Estados Unidos em 2021. Mas as vendas não reagiram.
Um porta-voz da Jeep confirmou a descontinuação do SUV ao portal Autonews, afirmando que “a marca concentra seus recursos nos segmentos de SUVs na América do Norte que continuam a crescer”. Apesar do descontinuação por lá, o porta-voz da marca também afirmou que ele continuará disponível em outros mercados.
O Jeep Renegade segue o mesmo destino do grande Cherokee, que saiu de linha nos EUA no início do ano. No entanto, ao contrário do Cherokee, o Jeep Renegade terá uma nova geração, em 2025.